Ipasgo realiza 3° Campanha de Doação de Sangue

Na sexta-feira (31/7), o Ipasgo receberá durante todo o dia a unidade móvel do Hemocentro de Goiás. Além dos colaboradores e dos órgãos sediados no prédio do Instituto (GoiasPrev, Superintendência Executiva de Administração Penitenciaria e Superintendência de Controle e Avaliação Técnica de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde), as doações podem ser feitas também por usuários e comunidade em geral.

Esta já é a 3° Campanha de Doação de Sangue desenvolvida pelo Instituto em parceria com o Hemogo, que tem como objetivo conscientizar os colaboradores, usuários e população da importância de doar sangue. O Hemocentro é responsável pelo fornecimento de sangue de todos os hospitais públicos do Estado de Goiás, que somam cerca de 90 unidades.

Os interessados em doar sangue devem levar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, não devem estar em jejum, evitar consumo de alimento gorduroso, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, não fumar 2 horas antes da doação e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Essas são as principais recomendações. Pra quem nunca doou sangue é feita uma triagem, verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, peso, dosagem de hematócrito (teste de anemia) e uma entrevista com o candidato para saber se ele está apto para doar.

O sangue doado já tem destino certo: ajudar pessoas que realizaram alguma cirurgia, transplante ou até mesmo sofreram algum acidente e estão precisando. Outro benefício para o doador é que será realizado exame de sorologia, cujo resultado ele pode pegar posteriormente no próprio Hemocentro.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo