Ipasgo implementa agendamento nas maiores cidades do Estado

O sistema próprio de agendamento do Ipasgo, criado para agilizar e facilitar a marcação de consultas, já chegou à grande parte das cidades goianas. No ano passado, as equipes do Ipasgo visitaram os profissionais credenciados nas 11 regionais do Ipasgo no interior e cidades adjacentes, onde existe um número razoável de prestadores. Em todas elas, houve interesse dos credenciados e hoje, os usuários já podem fazer a marcação de consultas pelo sistema próprio do Ipasgo em 38 municípios, além da capital.

O sistema próprio de agendamento foi criado em 2013 como parte de um projeto para solucionar as dificuldades enfrentadas pelos usuários na marcação de consultas, principalmente em algumas especialidades, e procedimentos. Em princípio, foi implementada só em Goiânia, como projeto piloto. Como a iniciativa apresentou bons resultados, o sistema próprio de agendamento foi incrementado e ampliado.

Para incentivar a adesão dos profissionais, no ano passado, o governador Marconi Perillo autorizou o reajuste de 50% no valor pago pela consulta aos médicos que passassem a integrar o sistema. A partir daí, o interesse aumentou e as equipes da Coordenação de Gestão de Agenda de Consultas e Procedimentos passaram a fazer visitas também aos prestadores do interior.

Site e aplicativo

Buscando aproximar o usuário do novo sistema, as equipes de Tecnologia da Informação investiram para oferecer mais opções para o agendamento. No segundo semestre de 2015, a marcação de consultas passou a ser feita também pelo site do Ipasgo (www.ipasgo.go.gov.br), bastando para isso, o usuário ter o número da matrícula e uma senha, que é cadastrada pelo Teleatendimento, no 0800.621919.

Ainda em 2015 o aplicativo Ipasgo Fácil ampliou ainda mais o leque de alternativas do agendamento. A ferramenta deu ao usuário a opção de marcar sua consulta sem a interferência de terceiros, em seu celular ou tablet. O dispositivo, de fácil utilização, traz funcionalidades como a opção de desmarcar ou adiar a consulta e até o direcionamento para serviços de GPS. Hoje, cerca de 1.500 médicos credenciados estão no sistema de agendamento próprio do Instituto e em 2015, mais de 650 mil consultas foram agendadas pelo sistema.

Mesmo com os bons resultados já obtidos com a nova modalidade, o sistema está sendo constantemente avaliado e ajustado, conforme as demandas vão surgindo.Segundo o gerente de regionais e postos, Renee Fernandes, uma das novidades no próximo mês de março, é que o sistema de marcação vai ser disponibilizado para as unidades de atendimento do interior do Estado. A partir daí os usuários que fazem o agendamento pelo telefone, poderão fazê-lo ligando nos postos de atendimento e não mais apenas no Teleatendimento, o que vai trazer diversos benefícios, além de descongestionar o 0800.

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