Integração entre os órgãos garante resultados positivos no Sistema de Gestão de Ouvidoria

Ao proferir palestra na quinta-feira (26/2) no 5º Encontro da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Goiás, o superintendente de Ouvidoria Geral da Controladoria Geral do Estado, Gustavo Franco Martins Monteiro, afirmou que os resultados positivos alcançados pelo Sistema de Gestão de Ouvidoria do Estado de Goiás decorrem da integração e da ação conjunta de todos os órgãos/entidades da administração pública. “Cada servidor que trabalha nas ouvidorias setoriais e cada interlocutor que atende nos órgãos, se empenham em solucionar o mais rapidamente possível as demandas da população e isso assegura mais qualidade ao serviço”, asseverou ele.

Gustavo Franco mostrou os números da Ouvidoria Geral em 2014, quando foram realizados 62.344 atendimentos. No caso específico de pedidos de informações com base na Lei de Acesso à Informação, o prazo médio para oferta das respostas ficou em 17 dias, quando a própria LAI estabelece 20 dias e mais dez dias de prorrogação, desde que haja justificativa. O superintendente da CGE disse que há espaço para melhorar mais e isso tem sido alvo de ações constantes por parte da Controladoria. Ele também apresentou aos participantes todos os canais disponibilizados para os cidadãos dialogarem com o Governo, dentre eles a Ouvidoria Digital, por meio do aplicativo (APP) CGEGO, desenvolvido para celulares e tablets na plataforma Android e que pode ser baixado no Google Play.

O analista técnico de Políticas Sociais do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde, Rafael Zulpi Caliari, que também proferiu palestra durante o encontro, teceu considerações sobre o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Estado de Goiás que, segundo ele, consolidou avanços importantes no atendimento às demandas dos cidadãos. Em especial ele destacou a regulamentação do tratamento das manifestações, a definição de prazos, o aplicativo Android para acesso por celultares e tablets e a elaboração de relatórios gerenciais que apresentam as estatísticas, garantem o controle das atividades realizadas e alimentam um Banco de Dados que pode ser utilizado como norteador na formulação de políticas públicas.

Governo na palma da mão

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