Inovação é o foco de novos projetos para o Estado

Uma nova forma de pensar a política pública, tendo a inovação como carro-chefe. Esta é a tônica do Inova Goiás, programa lançado em 2015, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), e que reúne recursos na ordem de R$ 1,5 bilhão, para serem aplicados nos próximos três anos, em projetos que primam pelo desenvolvimento econômico e social, ancorados na inovação tecnológica.

O Inova Goiás foi idealizado para atender a duas frentes. No setor privado, ele prioriza iniciativas que visam a inovação na elaboração e criação de produtos e processos. Já no setor público, o foco é a modernização da máquina administrativa, recorrendo ao uso de tecnologias da informação para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. “A partir do Inova Goiás, a economia goiana percorrerá um novo caminho, dando um salto qualitativo”, destaca o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton.

“Estamos, com criatividade, trabalhando programas de inovação, competitividade; melhorando a saúde, a educação. As coisas vão andando, com parcimônia, respeitando o dinheiro público e trabalhando incansavelmente para funcionar. Não queremos ter nada só para Goiás. Vamos fazendo o nosso trabalho e o importante é que o Brasil avance, e avance principalmente por conta dos investimentos em inovação”, declarou o governador Marconi.

Outros Estados, interessados em conhecer o foco das ações do Inova Goiás, enviaram delegações com focos específicos em determinadas áreas. O governo federal encampa a lista de interessados na implantação de ação semelhante, prioritariamente na área da Agricultura. Dois editais focados na pesquisa e inovação foram lançados, contemplando recursos de R$ 3,2 milhões. Foi instaurado o Conselho Superior, com instância consultiva e que reúne renomados pesquisadores e empresários focados em acompanhar e mensurar os resultados do programa. Fazem parte desse colegiado pesquisadores da Agência USP Inovação, da Universidade de São Paulo.

Resultados almejados

Com a implantação do programa, o poder público vai contar com os Institutos Tecnológicos (Itegos) e distritos industriais para criar polos de excelência em todas as regiões, conforme a vocação e potencialidade das regiões. A intenção é ampliar essa rede tecnológica, chegando a 110 unidades do Itego até 2018, sendo 30 institutos e 80 unidades vinculadas, todas voltadas para a educação profissional e transferência de tecnologia aos setores produtivos.

Os polos de excelência reunirão num mesmo território as incubadoras e os laboratórios, universidades e empresas de base tecnológica ao lado dos órgãos públicos do Estado responsável pela qualificação e pelo suporte às empresas. Esses polos serão interligados por rotas de inovação, como a do etanol, em Rio Verde; de equipamentos médico-hospitalares, de Aparecida de Goiânia; de energia alternativa e eficiência energética, de Luziânia e Aparecida; e de lácteos, de São Luis de Montes Belos, Porangatu e Entorno; entre outras.

Entre os resultados esperados com a implementação do Inova Goiás está o aumento da empregabilidade e da renda per capita em todas as regiões do Estado; aumento da eficiência dos meios de produção nos vários setores; promoção da pesquisa aplicada ao setor produtivo; e o consequente aumento da produtividade da economia goiana.

Selo Inova

Três meses depois de criado, o Inova Goiás já é realidade para a população. Entre outros serviços públicos que já receberam o Selo Inova, desde então, está o Cartão Rural, que permite aos pecuaristas o acesso on line à plataforma da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e outros documentos; o Ipasgo Fácil, que é o aplicativo para dispositivo móvel do Ipasgo para a marcação de consultas; o Conecta SUSSiga Saúde Goiás e o Telemedicina que, entre outros benefícios, integram os dados dos pacientes no SUS, facilita o atendimento na rede pública e permite o diagnóstico de casos de média e alta complexidade em pequenos hospitais do interior.

O Governo também lançou no contexto do Inova Goiás três ferramentas que facilitam o acesso aos serviços da GoiásFomento: o Crédito Automático, que pode ser feito diretamente pelo interessado via internet; o Correspondentes de Crédito, que formaliza a rede de entidades correspondes em todas as regiões do Estado, para uma intermediação segura e ágil; e o Fundo Garantidor de Investimentos, que reduz o valor das garantias exigidas nas operações de crédito da GoiásFomento. O Goiás 360º, na educação, oferece aos gestores da rede estadual um panorama do que ocorre nas escolas, podendo realizar uma gestão mais eficiente com o controle da frequência escolar do aluno.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo