Infraestrutura e logística foram o centro de debates em Anápolis

“Nessa reta final do Agenda Goiás, verificamos que foi muito importante estabelecer o diálogo com a sociedade e o setor privado para podermos construir o futuro do nosso Estado”. Com estas palavras, durante a cerimônia de abertura do evento em Anápolis, nesta terça-feira (24/11), o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, avaliou o projeto Agenda Goiás – Participação e Competitividade. A solenidade contou com as presenças do governador Marconi Perillo, secretários de Estado, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, entidades de classe e a população em geral.

Este foi o nono fórum do projeto, de um total de dez realizados em cidades-polo regionais. Infraestrutura e Logística, com palestras proferidas pelos especialistas Bernardo Figueiredo e Paulo Fernando Fleury, foi o tema do encontro, que aconteceu no auditório Waldyr O´Dwyer do Senai. Durante o evento foram discutidas propostas e sugestões que contribuam para incrementar o desenvolvimento socioeconômico da região Região Central de Goiás, que agrega 31 municípios, e consequentemente o Estado de Goiás.

“O diálogo é importante e as ideias são fundamentais, mas sem liderança as coisas não andam”, ressaltou Thiago Peixoto, destacando a gestão comandada pelo governador Marconi Perillo. Segundo Thiago, o Agenda Goiás tem como meta discutir o futuro, mas também o item competitividade, lembrando que infraestrutura e logística são pré-condições para a produção e a própria competitividade. Outro ponto importante para os debates, destacado pelo Secretário, é que Anápolis tem vocação nacional para logística e precisa contar com um ramo integrado e modernizado de infraestrutura para agregar valor à cadeia produtiva.

“Está claro o potencial que temos de infraestrutura, mas estão claros também os desafios que devemos vencer para explorar o potencial que temos”, acrescentou Thiago Peixoto, citando as dificuldades de investimento na área e a importância das parcerias público-privadas, que foi o tema de debates no oitavo fórum do Agenda Goiás, em Luziânia.

Avanços

O governador Marconi Perillo contextualizou o Agenda Goiás para os participantes do evento em Anápolis. Lembrou que os debates sobre planejamento estratégico de Goiás começaram há dez anos e que as transformações do Estado foram enormes. “Goiás avançou em vários rankings nacionais, o PIB cresceu e nossos cálculos é que seja multiplicado com a geração de riquezas no Estado”, colocou Marconi. Ele destacou ainda alguns projetos de seu governo, como o Agenda Goiás e os programas Goiás Mais Competitivo e o Inova Goiás. “Estamos preparando o Estado para enfrentar a crise, vencê-la e gerar oportunidades de crescimento”, completou, destacando também o processo de infraestrutura e logística em Anápolis.

O prefeito de Anápolis, João Gomes, disse que é preciso ter visões e enxergar à frente. Ele citou as potencialidades do município e a importância do Agenda Goiás para a região. “É grande meu entusiasmo nesse momento. Anápolis tem 108 anos de história. Outros já fizeram muito, e agora é a nossa vez. Agora a plataforma do desenvolvimento chegou”, salientou. Disse ainda que o momento de crise da economia exige criatividade e capacidade de mostrar a força do empreendedorismo.

O secretário de Cidades, Meio Ambiente e Infraestrutura, Vilmar Rocha, resumiu o Agenda Goiás em Anápolis, para debater o tema Infraestrutura e Logística, como o evento certo no lugar certo, com as pessoas certas, uma vez que Anápolis, historicamente, é o grande centro logístico do Estado.

O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, comentou que a crise econômica é a situação em que se tem que escolher um caminho e fazer um bom diagnóstico para auxiliar no futuro. “A melhoria de infraestrutura será o caminho certo para o futuro”, colocou. Ele defendeu efetiva participação do setor privado e capitalização dos projetos para se dar conta do desafio de fazer crescer o segmento do transporte de carga em apenas dez anos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo