Indicadores de Saúde avançam no Estado

A área de Saúde apresentou bons resultados dentro do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), com superação de metas de trabalho em 2016, como a da redução da mortalidade infantil, cuja meta era baixar para 13 mortes a cada 100 mil nascimentos e já chegou a 12,71, no fim do ano passado. Agora em 2017 espera-se um novo salto. A expectativa se baseia nos investimentos do Governo na área e os convênios a serem firmados com os municípios para a melhoria de indicadores em questões como mortalidade infantil, prevenções de doenças para se evitar internações, reestruturações de hospitais-maternidades e controle de doenças como dengue, zica e chikungunya.

O anúncio foi feito hoje (18/1) pelo governador Marconi Perillo na Sala de Situação do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em reunião com os secretários de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita; da Saúde, Leonardo Vilela; da Educação, Raquel Teixeira; do Desenvolvimento, Luiz Maronezzi; com o secretário interino de Cidadania, Carlos Peixoto, e auxiliares técnicos da Segplan e da Secretaria da Fazenda. Também participaram da reunião o presidente da Associação Goiana dos Municípios, Cleudes Baré, e o da Federação Goiana dos Municípios, Haroldo Naves.

Avaliação

Esta foi a terceira reunião do ano do governador com parte da equipe para avaliar os avanços do GMCI e traçar as metas para 2017. As duas anteriores foram para tratar de assuntos relacionados à educação (Seduce) e a moradia (Agehab). O secretário Joaquim Mesquita, de Gestão e Planejamento, reconhece que são muitos os desafios na área de saúde em todo o Estado, mas que o Governo não está medindo esforços para apoiar e cumprir as metas traçadas pelo Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador. O secretário da Saúde, Leonardo Vilela, informou que, nos primeiros dias deste ano, caíram os registros de casos de dengue, zica e chikungunya em todo o Estado graças aos trabalhos preventivos que estão sendo realizados pelo Governo em parceria com os municípios e apoio da população.

Anunciou, também, que, este ano, a Secretaria da Saúde focará ações em 30 municípios, onde se concentram 76% de mortalidade infantil em Goiás, para reduzir esses índices. Outra ação será reestruturar 22 maternidades do Estado, com obras de infraestrutura e equipamentos, para garantir maior assistência aos recém-nascidos e às mães. Além disso, será ampliado o trabalho das equipes que atuam as ações de atenção à saúde, nos municípios. As próximas reuniões do governador Marconi Perillo e do secretário Joaquim Mesquita, dentro do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, visando a melhoria dos indicadores de competitividade do Estado, serão com os titulares das áreas de Segurança Pública, Saneamento Básico e Transportes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo