Hugol realiza 2,1 milhões de procedimentos em 17 meses

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol, nos primeiros 17 meses de funcionamento, de julho de 2015 a novembro de 2016, realizou mais de 2,1 milhões de procedimentos, dentre internações, ambulatório, urgência e emergência (125.264), equipe multidisciplinar (1.402.538), procedimentos cirúrgicos (19.210), exames (613.202) e transfusão (15.265) e coleta de sangue (9.158). A unidade também alcançou resultados qualitativos, como a avaliação de 97% de satisfação dos usuários.

“Para nos auxiliar nesse processo de resgate das boas memórias do que vivenciamos neste ano, relembramos alguns pontos que foram marcantes para o Hugol em 2016”, conta Dr. Hélio Ponciano, Diretor Geral do hospital. Em janeiro, visando a valorização dos profissionais, foi lançado o Café com Elogios para homenagear os colaboradores que foram elogiados por pacientes e acompanhantes. Em fevereiro, o hospital promoveu a primeira blitz do PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito, inaugurando o programa que já orientou mais de 12 mil motoristas.

Já no mês de março, foi dado o pontapé inicial nas atividades de ensino, ao receber a primeira turma do Programa de Residência Médica. Continuando a participação na sociedade, foi realizado o Hugol na Comunidade, ação social na Região Noroeste. No mês das mães, maio, ocorreu a Semana de Enfermagem do Hugol com o lançamento oficial da utilização e implantação do NANDA (North American Nursing Diagnosis Asociation International) no prontuário eletrônico do paciente.

Julho foi palco de dois grandes eventos: a comemoração do primeiro ano de funcionamento do hospital e a promoção da 1ª Jornada Científica, com o tema “Assistência Multidisciplinar na Urgência e Emergência”. Em agosto, a unidade ampliou a Clínica Cirúrgica de 30 para 60 leitos, a terceira ampliação de leitos desde a inauguração. Nesse mês, também, foi concedida uma das maiores honrarias: o hospital foi homenageado em Sessão Especial da Câmara Municipal de Goiânia pelo primeiro ano de funcionamento.

No mês de setembro, aconteceu a primeira aula do Hugol nas Escolas, programa que orientou mais mil alunos da rede estadual de ensino sobre a prevenção de traumas. Em parceria com a Central de Transplantes, foi promovido um culto ecumênico para homenagear as famílias dos doadores de órgãos.

Em outubro, em uma captação de múltiplos órgãos, foi realizada a primeira captação de pulmões da unidade, a qual foi destaque na série nacional do Jornal da Record. E em novembro, os principais doadores de sangue e empresas apoiadoras foram homenageados no Banco de Sangue do Hugol, dentre esses, vários colaboradores voluntários que abraçaram a causa solidária e doaram também seu sangue, literalmente, para auxiliar na manutenção dos estoques.

Em dezembro, a unidade realizou uma série de ações voltadas à humanização do ambiente hospitalar, com culto ecumênico, enfeites natalinos e visita do Papai Noel. Dr. Hélio conclui que “foi um ano de boas recordações, que nos impulsiona a sonhar cada vez mais alto para os próximos dias, meses e anos, com boas expectativas para as metas de 2017”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo