Hugo recebe unidade móvel do Hemocentro para coleta de sangue

Nesta quinta-feira (14/1) o ônibus de coleta de sangue do Hemocentro estará no estacionamento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), das 8 às 16 horas, para receber doações. O objetivo é reabastecer o estoque do maior banco de sangue do Estado, que disponibilizou 3.563 bolsas durante o mês de dezembro, para as 80 unidades de saúde que atendem Goiás, entre elas os principais hospitais públicos estaduais.

Destas, o Hugo utilizou 865, sendo que 61 no feriado de Natal e 86 no Réveillon. Ao todo, em 2015, a unidade contabilizou o uso de 10.408 bolsas de sangue, que foram utilizadas no atendimento aos pacientes de alta e média complexidades. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. Vale destacar que, além de reabastecer o que foi utilizado, é necessário se programar para o Carnaval, período em que a necessidade de transfusão de sangue aumenta de forma considerável nas unidades de saúde.

Podem doar sangue funcionários, acompanhantes de pacientes internados e a comunidade em geral. Todo o processo, incluindo a entrevista e a coleta, dura cerca de 40 minutos. A coleta é praticamente indolor. Os interessados devem se dirigir ao ônibus, que estará parado no estacionamento do Hugo (entrada do Parque Areião), dentro do horário pré-estabelecido e munido de documento oficial com foto.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo