Homicídios caem mais uma vez em Goiânia

O número de homicídios caiu pelo terceiro trimestre consecutivo em Goiânia. Com a estabilidade em setembro, no comparativo com o mesmo mês de 2014 (55 casos em ambos), o terceiro trimestre deste ano terminou com queda de 10% nos registros em relação a período idêntico do ano passado. Dessa forma, os homicídios dolosos recuaram em 12% desde o início do ano na capital. Em relação à taxa por 100 mil habitantes – metodologia utilizada internacionalmente na análise dos indicadores criminais – a queda é de 13,15% no acumulado do ano.

Segundo dados do Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, foram registrados 144 homicídios no terceiro trimestre (que compreende os meses de julho, agosto e setembro) de 2015. No mesmo período de 2014, foram 161 – diferença numérica de 17 casos. A mesma tendência foi observada nos dois primeiros trimestres do ano: de janeiro a março, a queda foi de 2,9%; de abril a junho, 20,4% – sempre no comparativo com os períodos respectivos de 2014. A evolução dos dados mostra que, desde o início do ano, houve uma diminuição de 57 homicídios em Goiânia – o que corresponde a 12%.

Regiões

A análise do Observatório de Segurança demonstra, ainda, que a queda no número de homicídios dolosos em Goiânia ocorre em praticamente todas as regiões. Das sete Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp)  – unidades geográficas utilizadas pelo planejamento das ações da SSPGO – seis registraram diminuição. Proporcionalmente, a que teve maior queda foi a Aisp Sudoeste, com 29% menos homicídios em relação a 2014. Em seguida aparecem a Norte (menos 25,4%), Sul (-17,2%), Noroeste (-11,5%), Central (-6%) e Oeste (-2,17%). Em números absolutos, a Aisp Sudoeste foi a que alcançou maior redução, com 22 casos a menos este ano (caindo de 76 para 54 homicídios no período).

Os dados também confirmam que há uma concentração desse tipo de crime em Goiânia. Desde o início do ano, 539 bairros não registraram qualquer caso de homicídio doloso na capital – o que corresponde a 76% do total, de acordo com os registros oficiais da Prefeitura de Goiânia. Os indicadores confirmam uma tendência já apurada pelo Anuário de Segurança, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado na última quarta-feira, dia 30: ano passado, segundo o estudo, Goiânia recuou duas posições no ranking brasileiro de assassinatos.

De acordo com a publicação, a capital goiana ocupava a 9ª posição entre as capitais com maiores taxas de Crimes Violentos Letais Intencionais em 2013. Já em 2014, o município caiu para a 11ª posição. O CVLI inclui dados de homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínio, indicadores que têm registrado uma queda expressiva este ano em Goiânia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo