Grupo de prevenção à obesidade no Ipasgo tem grande procura

Em função de sua atividade profissional, Maria Lúcia Guimarães, não tem muito tempo de cuidar da saúde e principalmente da alimentação. Funcionária da rede estadual de educação e por um tempo também da rede privada, acabou se tornando obesa. Mas foi na última consulta médica que recebeu um diagnóstico assustador: está pré diabética. O diagnóstico foi determinante para que ela resolvesse emagrecer. “Eu já fiz vários tratamentos, mas sem sucesso. Agora é uma necessidade da minha saúde”, explicou.

Maria Lúcia é uma das 400 pessoas que se inscreveram para o grupo de prevenção à obesidade, iniciado nesta segunda-feira, 7, no Ipasgo. Como o número de inscritos foi acima do esperado, o grupo foi dividido em 2 subgrupos, que terão encontros quinzenais. A abertura do projeto foi feita pelo diretor de saúde do Ipasgo, Rogério Cândido, que reiterou a política de prevenção adotada pelo Instituto, como forma de melhorar a qualidade de vida de seus usuários. “Além deste, temos outros programas que visam evitar ao máximo o agravamento de doenças. É uma política do Ipasgo, que em última instância, gera ainda uma economia para o Instituto, que será investida em melhorias para o próprio usuário”, explicou.

Procedimentos

No primeiro encontro, os participantes receberam informações de como o trabalho será desenvolvido ao longo dos próximos três meses. E cada um foi pesado e teve a circunferência abdominal medida, procedimento que será realizado outras vezes durante o curso para controle. As oficinas serão sempre às segundas-feiras, cada uma conduzida por um profissional de saúde. Médicos, psicólogas, enfermeiras, nutricionistas, odontólogas e fisioterapeutas vão abordar diversos temas ligados à obesidade, como a reeducação alimentar, a relevância da atividade física e até a mastigação correta como aliada ao emagrecimento. Ao final do grupo, os casos que houver necessidade, serão encaminhados para tratamento na rede credenciada.

A funcionária da educação, Rosenilda Laurentino, está animada com o grupo e já inscreveu também o filho de 8 anos, que também já está com sobrepso. “Já tomo remédio para hipertensão e minha expectativa agora é emagrecer, para melhorar de vida”, disse ela. Além do grupo de prevenção à obesidade, o Ipasgo também oferece aos usuários, os programas “Ipasgo Contra o Tabaco” e “Ipasgo no Apoio à Mãe e Bebê”. E ainda neste semestre deve ter início a Liga de Hipertensão. Inscrições e mais informações pelo telefone (62) 3238.2708

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo