Goyazes Festival de Fotografia recebe inscrições até 30 de junho

Com financiamento do Fundo de Arte e Cultura da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), será realizado em Goiânia a primeira edição do Goyazes – Festival de Fotografia. As inscrições estão abertas até 30 de junho, para fotógrafos de todo o País. Os interessados podem se inscrever pelo site: ww.goyazes.art.br, onde também está disponível o edital. O festival está agendado para setembro, reunindo grandes nomes nacionais da fotografia.

Serão selecionados cinco profissionais de Goiás e cinco de outros estados para uma exposição durante o mês de setembro e meados de outubro na Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Seduce e sede do festival. Cada um dos dez profissionais selecionados terá sua série exposta em uma seção exclusiva do Festival Goyazes e receberá uma ajuda de custo para virem a Goiânia apresentar seu trabalho ao público em visitas guiadas durante o evento. Os vencedores das categorias estadual e nacional ainda receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil.

O julgamento dos ensaios inscritos será por uma comissão de jurados composta pelo escritor, editor e curador do Goyazes, Diógenes Moura; pelo pós-doutorado em artes plásticas, curador, atualmente professor de História da Arte e da Imagem na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), Samuel de Jesus; pela doutora em arte e cultura visual, professora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Deborah Rodrigues Borges e pelo fotógrafo, diretor da WA Imagem e coordenador do Goyazes, Wagner Araújo. Como critério de seleção a comissão levará em consideração a originalidade e a qualidade técnica e artística dos ensaios.

Goyazes, o festival

A exposição com as séries dos dez fotógrafos selecionados pelas convocatórias nacional e estadual é uma das atividades propostas pelo Goyazes – Festival de Fotografia. Em dez dias de atividades, de 1º a 10 de setembro, o evento prevê workshops, palestras, exposições, rodas de conversa, projeções e leituras de portfólio, um verdadeiro circuito de artes visuais com a proposta de ampliar o espaço da fotografia no Centro-Oeste. Exposições de artistas renomados também fazem parte da programação.

O Festival de Fotografia deve reunir nomes de referência na fotografia no Brasil: Luiz Braga (Luz e Cor), Adenor Gondin (Olha o Mundo e não se Ver), Andreas Valentin (Contrários: a Rivalidade dos Bois-Bumbás de Parintins), Milton Guran (Fotografar para Descobrir. Fotografar para Contar), Ronaldo Entler (Fotografia e Acaso) e Márcio Vasconcelos (Visões de um Poema Sujo). A programação do projeto F/5, incorporada à grade oficial do Festival Goyazes, também irá proporcionar o contato direto do público com grandes nomes: Mônica Zarattini (Fotógrafos Inspiradores: do Moderno ao Contemporâneo), Ana Carolina Fernandes (Fotojornalismo e Fotodocumental), Gilvan Barreto (Territórios Fotográficos), Cássio Vasconcelos (O Processo Fotográfico), Guy Veloso (Religiosidade Popular Brasileira) e Mariana Capeletti (Pinhole para Crianças).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo