Governo Estadual aposta na Educação e entrega em Formosa mais uma escola Padrão Século XXI

Com projeto arquitetônico arrojado e moderno, a Escola Padrão Século XXI Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz de Tempo Integral foi inaugurada pelo governador Marconi Perillo e o vice Zé Eliton, em Formosa, na tarde de quarta-feira (7/2). A obra recebeu R$ 4,2 milhões do Goiás na Frente. “Formosa já conta com cinco escolas públicas estaduais funcionando em tempo integral, e uma delas está entre as 40 melhores do Brasil”, apontou a titular da Seduce, Raquel Teixeira.

“Quando se abre uma nova escola, com certeza deixamos de construir, no futuro, cadeias e presídios”, disse Marconi, que vê na educação “a chave que abre oportunidades, um instrumento democratizador, que coloca ricos e pobres no mesmo patamar”, ao recordar que “mais de 100 dessas escolas foram e/ou estão sendo construídas”, sendo “39 no Entorno de Brasília”, todas de tempo integral.

A educação pública de Goiás já conta hoje com mais de 10% das escolas em nível de qualidade da Padrão Século XXI, como a de Formosa, inaugurada hoje. Marconi disse que esse é o padrão concebido por suas administrações, com visão de futuro e que valoriza como deve a Educação. “Este é o presente que preconiza o futuro da Educação”, afirmou.

Os dois, Marconi e Zé Eliton, foram recepcionados com muita alegria por servidores e alunos, que lotaram a quadra da escola, onde fizeram apresentações musicais e homenagens. “Aqui, nessa escola, e na educação, de uma forma geral, nós apontamos caminhos. O governador Marconi Perillo é esse exemplo. Ele veio de família pobre, chegou a governador, e agora trabalha incansavelmente para garantir educação para todas as crianças e jovens”, declarou Zé Eliton.

Ensino moderno

A secretária Raquel Teixeira observou que “o Ensino de Tempo Integral está conectado com o que há de melhor no mundo, uma forma moderna de preparar os alunos para a vida e para o mercado de trabalho”, e que “essas escolas já se destacam como as melhores do Brasil, isso de acordo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, o BIRD”. O diretor da Escola Padrão Século XXI de Formosa, professor Odair, contou que quando entrou na Educação de Goiás, por meio de  concurso público, “não tinha concluído o curso superior”, e que, graças ao governador Marconi Perillo, pôde concluir “esse curso, de forma parcelada, na UEG”.

Marconi fez um balanço das inaugurações em Formosa: “Nós inauguramos em Formosa, há poucos dias, o Instituto Tecnológico, e agora o auditório da UEG, e em breve mais duas escolas, uma no Distrito de Santa Rosa e outra aqui. São 39 Escolas Padrão Século XXI sendo construídas nesse padrão no Entorno de Brasília, todas de tempo integral”. Questionado sobre o legado que deixa para o Ensino Superior no Estado, Marconi assinalou que “o governo investiu pesado na UEG”, desde 1999, quando ela foi criada em seu primeiro governo. “A UEG é, atualmente, segundo lugar em cursos de pós-graduação e mestrado em Goiás, perdendo apenas para a UFG”, disse.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo