Governo de Goiás lança Cartão Rural nesta quarta-feira

O governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), lança nesta quarta-feira (9/9) o cartão rural. O evento será no auditório Augusto Gontijo do Parque de Exposições de Goiânia, a partir das 9 horas, durante a abertura do Goiás Genética. Na ocasião também será assinado o convênio entra a Agrodefesa e o Vapt Vupt, que passará a oferecer os serviços da Agência. Para o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo o objetivo é melhorar ainda mais a vida dos produtores rurais. “Queremos dar agilidade ao atendimento de algumas demandas”, conta ele.

A iniciativa originou-se do compromisso do Governador Marconi Perillo e do Vice-governador e Secretário de Desenvolvimento José Eliton, em promover a modernização tecnológica e aproximar os serviços do Estado, cada vez mais, dos cidadãos. Arthur explica que neste início o cartão rural será somente para a área animal. Com o item, segundo ele, os produtores poderão acessar o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) e fazer, de casa, do escritório, do Sindicato Rural, das cooperativas e Associações serviços que antes eram feitos nas unidades locais da Agrodefesa.

Como obter

Para ter o cartão, que é gratuito, o produtor deverá primeiramente se cadastrar no site da Agência, atualizando dados de contato e indicando a Unidade Operacional Local (UOL) da Agrodefesa onde retirará o cartão. “Após o cadastro, ele procurará a UOL indicada e lá retirará o cartão e sua senha de acesso ao Sidago”, detalha o Arthur.

Ele explica que quando os pecuaristas forem retirar seus cartões, deverão assinar um termo de responsabilidade. “É fundamental que eles assinem esse documento, pois a Agrodefesa disponibilizará informações sigilosas aos usuários do cartão rural”, destaca o presidente. Ele reitera que o cartão servirá apenas como uma identidade de usuário da Agrodefesa. “Para conseguir entrar no Sidago, o produtor precisará apenas da senha de acesso”, diz.

Segundo Arthur, os serviços disponíveis no sistema serão a emissão de Guias de Trânsito Animal Eletrônica (GTA); Consulta e impressão da segunda via da GTA emitida ou recebida e extrato de movimentação de rebanho; Ficha completa da propriedade contendo dados cadastrais, Saldo de rebanho por espécie e vacinações realizadas; Declaração de vacinação e a emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare)” enumera o presidente.

Ele enfatiza que o cartão facilitará a rotina de mais de 120 mil produtores rurais. “Será um grande avanço para nós. Futuramente levaremos essa inovação também para a área vegetal”, acrescenta. O presidente conta que a Agência já faz parte dos 14 estados que alimentam simultaneamente a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) do Mapa. “Isso mostra como o nosso trabalho é confiável e as nossas informações seguras”, conclui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo