Governo de Goiás lança Cartão Rural

Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agrodefesa, lançou hoje )9/9) o Cartão Rural, primeira ação oficial do Inova Goiás, programa anunciado semana passada. Este Cartão permitirá aos produtores a emissão direta da Guia de Trânsito Animal (GTA) e do Documento de Arrecadação Estadual (Dare), entre outros, sem a intermediação do escritório da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O governador Marconi Perillo entregou os primeiros cartões a seis produtores rurais durante o Goiás Genética, evento realizado nesta quarta-feira no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.

A iniciativa beneficia diretamente 126 mil proprietários rurais pecuaristas do Estado de Goiás. Antes do Cartão Rural, os pecuaristas precisavam ir a um dos 236 escritórios da Agrodefesa para solicitar a emissão da GTA e de outros documentos. Para facilitar o acesso a esse serviço, a Agrodefesa ampliou o sistema existente, dando mais autonomia ao produtor que, além da emissão de documentos, poderá, a partir de agora, acompanhar diariamente da própria fazenda ou de qualquer computador – e a qualquer hora do dia ou da noite – a movimentação do seu rebanho.

O vice-governador e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, ressaltou que o objetivo é simplificar a vida do cidadão goiano. “Aquele que precisava se deslocar para diversas unidades da Agrodefesa, poderá pelo computador ou celular fazer as atividades, onde quer que esteja no Brasil ou no mundo”, diz.

Palestra

O governador Marconi Perillo ministrou palestra no Goiás Genética com o tema A pecuária de corte no contexto econômico brasileiro. Ele ressaltou a importância da pecuária. “É sempre bom lembrar que, no ano passado, o Brasil teve um déficit comercial de quase US$ 5 bilhões e somente os estados do Brasil Central, especialmente os do Centro-Oeste, foram responsáveis por um superávit de, aproximadamente, US$ 20 bilhões. Ou seja, sem o agronegócio, o Brasil estaria perdido do ponto de vista das exportações”.

Ele comentou também que, além do Cartão Rural, outras iniciativas de modernização tecnológica serão realizadas para melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, como por exemplo, o incentivo à tecnologia na Emater. “Assumimos a meta de melhorar a forma de trabalho, dar mais qualidade e assessoramento ao produtor, integrar mais as forças vivas da comunidade disponibilizando uma rede de conhecimento de inovação a serviços dos produtores rurais e suas organizações. O desafio é melhorar a qualidade de vida das famílias rurais através da eficiência produtiva, renda e lucratividade, incorporando definitivamente todas as tecnologias de ponta a esse setor”, afirma.

Na mesma solenidade foi assinado convênio entre Agrodefesa e Vapt Vupt. Os serviços da Agrodefesa passarão a ser oferecidos em todas as agências do Vapt Vupt em Goiás, ainda neste mês de setembro. Os serviços disponíveis nas agências serão os mesmos do Cartão Rural. “É a integração das ações do governo em favor do homem do campo”, afirma o vice-governador, José Eliton.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo