Governo de Goiás busca apoio em Brasília para retomar obras da Hidrovia Tietê-Paraná

Governador Marconi Perillo e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos de Goiás, Vilmar Rocha, participaram de reunião hoje (8/7) em Brasília para discutir a retomada de obras da navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná. Eles se reuniram com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante Oliva, em audiência que contou também com a participação de líderes representantes dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e de São Paulo.

Administrada pelo governo de São Paulo, a hidrovia é de fundamental importância para o escoamento de grãos e transporta cerca de 8 milhões de toneladas de carga por ano, incluindo 2,5 milhões de toneladas de soja, milho e outros subprodutos de soja, principalmente do Mato Grosso e Goiás, mas está fechada desde o ano passado.

Desde o início do ano o secretário Vilmar Rocha tem acompanhado de perto essa questão e já se reuniu com o secretário de Transportes e Logística de São Paulo e o ministro de Minas e Energia. A navegabilidade da Tietê-Paraná foi interrompida em maio de 2014 devido à seca na região Sudeste e pela necessidade de maior vazão para as usinas hidrelétricas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo