Governo começa a assinar convênios com prefeitos em março

Os primeiros convênios para obras de recuperação das vias urbanas das cidades do interior deverão ser assinados em março, em duas parcelas, uma este ano e outra em 2018. A informação foi repassada na terça-feira (7/2) pelo governador Marconi Perillo, ao retomar as audiências administrativas com os novos prefeitos. A todos Marconi enfatiza que “existe recurso e vontade política” para realizar as obras.

Depois ter completado 181 prefeitos recebidos em seu gabinete, o governador abriu a agenda nesta terça-feira para mais dez municípios: Divinópolis, Colinas do Sul, Nova Roma, Caldazinha, Trombas, Matrinchã, Santa Tereza, Palestina de Goiás, Taquaral e Campestre. Em todas as reuniões, Marconi registrou as demandas e, em diversos casos, já acionou os secretários responsáveis pelas providências. As audiências têm a participação do secretário de Articulação Política, Sérgio Cardoso.

Pedidos dos municípios

A primeira audiência foi com o prefeito de Divinópolis, Alex Santa Cruz, o Alex de Eva, junto com toda a bancada de vereadores. Entre os pedidos, a conclusão da pavimentação da GO-447, que liga Divinópolis a Campos Belos, com extensão total de 65 quilômetros. A segunda audiência do dia foi para caravana de Colinas do Sul, liderada pelo prefeito Adriano Passos. Apresar de ser um município repleto de nascentes e cachoeiras, Colinas do Sul enfrenta desabastecimento de água para a população urbana. O serviço é municipalizado e não tem conseguido atender a demanda crescente. O governador autorizou recursos emergenciais para solucionar o problema da crise hídrica e disse que o Estado vai atuar em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Na audiência seguinte, o prefeito de Caldazinha, Edimon Borges, apresentou ao governador um conjunto de demandas prioritárias, com destaque para pavimentação urbana – Marconi informou que será assinado em breve convênio com o município – e destinação de uma área do Estado para instalação de novas empresas na cidade.

A prefeita de Matrinchã, Claúdia Valéria Alves, mobilizou toda a Câmara de Vereadores da cidade a audiência com o governador. Afirmou que as principais lideranças da cidade estão unidas para o bem da cidade. A principal demanda é o asfaltamento do trecho sete quilômetros que liga o distrito de Lua Nova a Matrinchã, autorizado de pronto por Marconi, com recursos do Detran. “Temos muito que agradecer ao governador, por olhar para Matrichã com tanto carinho”, afirmou Cláudia Valéria.

O prefeito de Trombas, Agostinho da Nobrega Rodrigues solicitou ajuda para um ônibus do transporte escolar, recapeamento da cidade e uma van para o transporte de pacientes em tratamento de hemodiálise para a vizinha Porangatu. Ao final, Agostinho avaliou como “ótima” a recepção oferecida pelo governador. “Ele sempre tem nos atendido com muita atenção. Trombas tem muito a agradecer ao governador por tudo o que ele já fez e temos certeza que fará por nosso município”.

A prefeita de Nova Roma, Mirian Leite São José Sampaio, reafirmou sua convicção na boa vontade do governador em ajudar a todos os prefeitos empossados no dia 1º de janeiro. “Nós acreditamos no governador. Nova Roma é grata por tudo o que ele já fez por nós. Vamos ter uma parceria com muitos resultados”. Em ofícios, a prefeita deixou pedidos para a construção de duas pontes – sobre o  Rio das Pedras, estrada municipal que liga Nova Roma a Terezina – e sobre o Rio Paranã; para recuperação de asfalto urbano, campos sintéticos, sinalização das ruas e novas casas populares.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo