Governadores do Brasil Central apoiam Marconi e defendem efetiva participação da União nos investimentos em Segurança Pública

Os Estados do Brasil Central manifestaram nesta quinta-feira (4) apoio ao governador Marconi Perillo e endossaram a defesa do colega goiano por efetiva participação do governo federal nos investimentos em Segurança Pública. Em manifesto assinado pelos sete governadores, os Estados afirmam que o setor “particularmente no sistema penitenciário, exige a tomada de providências urgentes por parte do Governo Federal”.

No texto, os governadores defendem a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública, a instituição de um programa nacional de defesa e repressão qualificada nas fronteiras do país para coibir os crimes relacionados ao tráfico de armas e de drogas, a criação de novos estabelecimentos penais federais para receber os presos que requerem vigilância de alta complexidade, o descontingenciamento o imediato dos recursos que ainda estão retidos no Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e a adoção de uma legislação mais rígida para a penalização de crimes, com a rediscussão da progressão de regime de penas.

“Estamos convencidos de que, dessa forma, sobretudo com uma maior participação do Governo Federal na gestão da segurança pública, os estados poderão quebrar  e avançar na reestruturação do sistema penitenciário”, afirmam os governadores no manifesto. “A sociedade brasileira tem urgência na implantação de medidas que colaborem de maneira efetiva no processo de construção de uma cultura de paz”, dizem os Estados.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo