Governador reafirma compromisso de consolidar Defensoria Pública em Goiás

A posse da nova defensora Pública-Geral de Goiás, Lúcia Silva Gomes Moreira, realizada na quarta-feira (25/1) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, foi marcada pelas declarações de compromisso do governador Marconi Perillo em manter o apoio para a consolidação da instituição. “Reafirmo o meu compromisso de continuar apoiando a consolidação da Defensoria Pública em nosso Estado. A senhora (Lúcia Silva Gomes Moreira) conte comigo, como a Defensoria sempre contou nas questões orçamentárias, financeiras, legais, nos marcos regulatórios e na independência”, declarou Marconi.

Em discurso, o governador se disse honrado por nomear “uma mulher corajosa, destemida, determinada, competente, preparada intelectualmente e bem formada para dirigir uma instituição tão importante para a vida das pessoas, como é a Defensoria Pública de Goiás”, e ressaltou que permanece atento às questões da entidade. “Eu considero que parte do meu dever foi cumprida. Mas, como lembrou a doutora Lúcia, a Defensoria está em construção. Nós ainda temos que edificá-la e colocar muitos tijolos na construção desse edifício responsável por boa parte da defesa da cidadania em nosso Estado e País”, disse.

Marconi lembrou que nos últimos anos foi muito cobrado para nomear os defensores públicos aprovados em concurso, mas disse que aguardou o momento certo para consolidar a estrutura administrativa sem que houvesse retrocesso futuramente: “Eu fui muito cobrado no passado pela nomeação rápida dos aprovados no concurso, mas eu quis fazer o chamamento com muito cuidado, com planejamento, para que depois a Defensoria não corresse o risco de não se sustentar financeiramente”.

Carreira

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Lúcia Silva Gomes Moreira ingressou na carreira pública de Goiás em 1984, atuando nas Varas de Família e Cível. Desde 2015, vinha exercendo a função de sub-defensora-Geral. Com 36 dos 41 votos, ela foi eleita defensora Pública-Geral do Estado, em escolha realizada no mês de outubro de 2016. Assume, para o biênio 2017/2018, o cargo deixado por Cleomar Rizzo.

“Todo o meu esforço será para fazer valer a confiança depositada. Talvez, não possa agradar a todos, pois precisamos divergir para crescer. Precisamos de força revitalizadora, que vem de vocês. Da impetuosidade, do conhecimento, da coragem, da energia para que juntos encontremos sabedoria para gerir a Defensoria Pública de Goiás com espírito de cooperação e organização”, discursou Lúcia Silva Gomes Moreira.
No discurso de despedida, Cleomar Rizzo relembrou as parcerias firmadas com o governo estadual e agradeceu o empenho do governador Marconi Perillo em atender a categoria. “Contamos com a parceria e o reconhecimento do governador, que entendeu o importante papel constitucional do defensor público na vida do cidadão carente do Estado. Portanto, quero dizer que é um gesto de grande gestor público o senhor governador ter se colocado ao lado dos projetos da Defensoria”, destacou.

Entre os avanços conquistados com o apoio de Marconi, Rizzo relembrou a busca pelo alinhamento dos valores dos subsídios dos servidores públicos, a conclusão do primeiro concurso público para a categoria e a nomeação dos 60 aprovados, bem como a autorização para realização do segundo concurso. Além disso, na atual gestão, Marconi sancionou a lei que cria o cargo de assessor jurídico da Defensoria Pública.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo