Governador lança a 3ª Conferência Estadual da Juventude

O governador Marconi Perillo e o secretário de Governo Henrique Tibúrcio lançaram oficialmente hoje (13/10) a 3ª Conferência Estadual da Juventude (Confejuv), que será realizada em Goianésia, nos dias 30 e 31 de outubro, e 1º de novembro. “Em 1998 fui eleito o governador mais jovem do Brasil. Eu só cheguei onde estou, o único governador com quatro mandatos, porque mantive vivo o meu sonho de juventude. Foi ainda jovem que sonhei em transformar Goiás num lugar melhor para viver”, salienta o governador.

Na solenidade, realizada no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador deu posse aos 492 conselheiros regionais da juventude.  “Isso demonstra a preocupação de todo o governo com a juventude, que vai discutir o que quer e o que espera das políticas públicas”, destaca Henrique Tibúrcio. Os conselheiros representam o Conselho Estadual da Juventude (Conjuve) em cada município goiano, levantando demandas e contribuindo com a elaboração das políticas públicas voltadas para os jovens. Estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira; o superintendente da Juventude, Leonardo Felipe; o presidente do Conselho Estadual da Juventude (Conjuve), Jocelino Laranjeiras Neto; e jovens de todas as regiões do Estado.

Conferência

A 3ª Conferência Estadual da Juventude terá como tema As várias formas de mudar Goiás e o Brasil. O objetivo central é criar as diretrizes para a elaboração do Estatuto da Juventude do Estado de Goiás. “Goiás pretende a ser o primeiro estado brasileiro a ter o Estatuto Estadual da Juventude. Com ele o Poder Executivo vai mostrar quais são seus planos para o presente e o futuro da juventude”, diz Henrique Tibúrcio.

A Conferência é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com o apoio da UEG. “A Secretaria da Educação está participando de todas as etapas desse que é o maior evento do gênero no Brasil. A capilaridade das escolas e das subsecretarias regionais deu dinâmica ao movimento. Isso é importante porque os jovens estão sendo chamados a pensar a educação”, pontua Raquel Teixeira.

O Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013) é a carta de direitos da juventude brasileira. O documento precisa ser conhecido e divulgado em todo o território. Neste sentido, Goiás é o primeiro estado brasileiro a dar início à criação do Estatuto da Juventude Estadual. “Nós somos o governo que mais investiu em políticas públicas voltadas para os jovens na história de Goiás. Os últimos indicadores nacionais de educação provam essa firmação ao relatar que o jovem goiano estuda mais e melhor, e está mais preparado para o mercado de trabalho e para a vida”, frisou Marconi Perillo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo