Governador homenageará auditores fiscais

Como parte do Dia do Auditor Fiscal, comemorado em 21 de setembro, o governador Marconi Perillo receberá dirigentes da Secretaria da Fazenda e membros da categoria nesta quinta-feira (15/9), às 8 horas, no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico. Será feita homenagem à categoria, com a assinatura do decreto de regulamentação da carreira e de lotação do fisco goiano, e entregues comendas da Ordem do Mérito Anhanguera.

As comendas serão entregues a sete auditores fiscais – todos servidores com longo tempo de carreira e prestação de serviços à sociedade. Na relação estão o gerente de Tributação e Regimes Especiais, Cícero Rodrigues, o vice-presidente do Conselho Administrativo Tributário (CAT), Aldeci de Souza Flor, o delegado regional de fiscalização de Luziânia, Carlos Corrêa, dois auditores da Gerência de Auditoria de Indústria e Atacado, Célio Berti e Marcos Dias Leão, e dois auditores aposentados, Antônio Barros Arantes e Osvander Cardoso Teixeira.

Inovação

Como parte da programação, também será exibido vídeo sobre o Programa de Fiscalização Seletiva (FIS), criado para melhorar a eficácia da fiscalização de IPVA e de ICMS, por meio de monitoramento das mercadorias em trânsito com o uso de computadores, celulares, equipamentos que fazem a leitura ótica das placas dos caminhões, e antenas da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Por sua inovação e resultados positivos, o programa já serve como modelo a ser desenvolvido em outros Estados e até em outros países.

FIS consiste em um sistema inteligente criado pelos auditores da própria Sefaz que envolve uso mais racional da mão de obra fiscal com auxílio de tecnologias de prospecção e cruzamento de grande volume de dados, disponíveis para o trabalho dos auditores em trânsito. Os dados da Sefaz são cruzados, em tempo real, com informações de parceiros como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agetop e Secretaria de Segurança Pública. Com auxílio das antenas da ANTT e leitores ópticos, por exemplo, pode-se identificar o contribuinte suspeito de sonegação em qualquer lugar do país só pela placa do veículo, antes mesmo de ser abordado pelo fisco.

Na fiscalização do IPVA, os leitores ópticos identificam contribuintes em situação irregular pela leitura da placa do veículo, e apenas esses identificados com indícios são fiscalizados. No caso do monitoramento do ICMS, os dados ficam disponíveis para uso dos auditores em computadores e smartphones. São gerados alertas automáticos sobre veículos com indícios de irregularidades.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo