Goiás solicita recursos ao Ministério da Saúde

O secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, reúne-se hoje (18/5) pela primeira vez com o atual ministro da Saúde, Ricardo Barros, empossado na semana passada pelo presidente em exercício, Michel Temer. Vilela vai convidá-lo para conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns. Durante o encontro, o secretário também vai reiterar as reivindicações de aumento de aportes financeiros, fundamentais para o desenvolvimento de ações e para a garantia de assistência à saúde efetiva à população goiana.

Grande parte das solicitações encaminhadas pela SES-GO ao MS foram feitas em 2014 e reiteradas no ano passado e neste ano, nas gestões dos ex-ministros Arthur Chioro e Marcelo Castro. Todas solicitam o repasse de recursos financeiros destinados à aquisição de equipamentos essenciais ao funcionamento de unidades de saúde do interior do Estado que estão sendo construídas, em fase de conclusão ou já concluídas.

A aquisição dos equipamentos solicitados pela SES vai beneficiar o Hospital de Urgências de Uruaçu, Hospital de Urgências de Santo Antônio do Descoberto, Hospital de Urgências de Águas Lindas de Goiás e Ambulatórios Médicos de Especialidades localizados nas Microrregiões de Saúde Nordeste 2, Oeste 2, Rio Vermelho, Vale do São Patrício, Sudoeste 1 e Entorno Norte.

Hugol

Leonardo Vilela também vai reiterar ao Ministério da Saúde a liberação de contrapartida no porcentual de 50% do valor repassado pela SES-GO para o funcionamento do Hospital de Urgências Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Inaugurada em julho do ano passado, a unidade tornou-se referência em procedimentos de alta complexidade em neurocirurgia, cardiologia, emergências clínicas, traumas e serviços de queimaduras, dentre outras urgências.

Parte do aporte solicitado ao MS refere-se ao desenvolvimento da operação Goiás contra o Aedes, desencadeada em dezembro do ano passado com o propósito de eliminar os criadouros do mosquito nos imóveis de todo o território goiano. A força-tarefa tem alcançado resultados extremamente positivos, com a diminuição dos índices de infestação de 3,99%, em janeiro, para 0,39%, abril. Várias ações estão em execução, mas a SES-GO pretende avançar ainda mais para que Goiás melhores a situação epidemiológica. Ainda em Brasília, Vilela participa de uma reunião da diretoria do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), entidade da qual é vice-presidente para a região Centro-Oeste.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo