Goiás solar completa 200 dias comemorando avanços nos segmentos econômico e social

Gerido pela Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima), o Programa Goiás Solar comemora 200 dias com resultados expressivos. De acordo com a superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura, Danúsia Arantes, já foram viabilizados por meio do Programa, em todo o estado, mais de 300 projetos de instalação de placas solares fotovoltaicas em residências, comércios, propriedades rurais, órgãos públicos e indústrias. A Agência Goiana de Habitação (Agehab), jurisdicionada da Secima, lançou o Programa Casa Solar, que já entregou, desde o início deste ano, 189 unidades habitacionais de interesse social com o sistema fotovoltaico, sendo 149 casas populares em Pirenópolis e 40 em Alto Paraíso de Goiás.

Segundo a superintendente Danúsia Arantes, a geração fotovoltaica e a doação de lâmpadas LED proporcionam, nas moradias populares, uma economia significativa. “De acordo com os estudos feitos pela Agehab, oo consumo médio cai de 145,0 kWh mensais para cerca de 21,9 kWh mensais por moradia. Isso significa uma redução aproximada de 70%”, afirma. Ambientalmente, essa economia energética equivale evitar a emissão de 73,53 kg CO2 anuais por habitação na atmosfera. Conforme dados da Agehab, atualmente, os municípios de Palmeiras de Goiás e Caçu já se preparam para a construção de mais 740 e 260 unidades, consecutivamente, que estão em fase de cadastro para iniciar as etapas estabelecidas pelo Programa.

Em 200 dias do programa, o Goiás Solar avança com o objetivo de promover o crescimento e a capacidade instalada, para geração centralizada e distribuída de energia solar, reduzir a carga tributária, articular a oferta de linhas de financiamento com prazos e juros competitivos, simplificar o processo de licenciamento, interceder junto às concessionárias para a simplificação e agilidade dos processos de habilitação dos empreendimentos e estimular a criação e desenvolvimento de empresas inovadoras, a partir de fontes renováveis.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo