Goiás recebe prêmio nacional por ações sustentáveis na Comunidade Kalunga

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), recebe hoje (22/3) mais um Prêmio Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) pelas ações sustentáveis em habitação realizadas junto à Comunidade Kalunga. O projeto Sistemas Alternativos para Comunidades Isoladas venceu na categoria “Conjuntos Habitacionais com uso de Tecnologias ou Sistemas Alternativos”.

O presidente da Agehab, Cleomar Dutra, participa da solenidade de premiação, durante o Fórum Nacional de Habitação, em Salvador, Bahia. O prêmio é mais um reconhecimento conquistado pela Agehab com projetos inovadores e inclusivos desenvolvidos desde 2011 pelo Governo do Estado, que tornaram Goiás referência em políticas públicas de habitação de interesse social.

A equipe técnica da Agehab participa das discussões do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social,que reúne dirigentes e técnicos das companhias e secretarias de habitação dos estados e municípios. Este ano, o Fórum discute os reflexos e as perspectivas do novo marco regulatório Lei Federal 13.465/2017, a Lei de Regularização Fundiária, e avaliam o programa Cartão Reforma, aspectos positivos e gargalos identificados com o início da implementação e os processos de seleção.

O Fórum é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). O presidente da Agehab Cleomar Dutra destaca o empenho do Governo do Estado em desenvolver políticas inovadoras voltadas para a população.

“Muitas ações da Agehab melhoram a qualidade de vida da população, seja com a moradia, escritura ou com iniciativas inovadoras como essa desenvolvida na Comunidade Kalunga que está sendo premiada. Essa é a determinação do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, melhorar ainda mais as ações consolidadas e trazer novas iniciativas para a gestão pública”, frisa Cleomar.

Comunidade Kalunga

A comunidade Kalunga do Vão do Prata, em Cavalcante, no Nordeste goiano, foi vítima de enchente do Rio do Prata em 2016, que atingiu dezenas de moradias, deixando várias famílias desabrigadas. À época, o vice-governador José Eliton visitou a comunidade para levar a assistência do Governo de Goiás, em uma ação integrada de várias secretarias e órgãos.

Fruto dessa ação, a Agehab construiu 27 unidades habitacionais e reformou dezenas de moradias nos municípios de Cavalcante e Teresina de Goiás. As ações foram desenvolvidas pela equipe da Diretoria Técnica da Agehab. As casas foram dotadas de fogão à lenha, além de janelas e portas em madeira construídas no local. Também foi utilizada mão de obra das famílias da região, devido ao isolamento da área.

A Agehab desenvolveu também ação em parceria com a ONG Litro de Luz Brasil, que levou para essa comunidade iluminação pública autônoma com tecnologias alternativas. Para a adoção de sistemas inovadores, foram utilizados materiais como as garrafas PET, madeira reciclada, tubos e conexões de PVC; associados aos materiais tecnológicos como os painéis solares, circuitos eletrônicos, baterias e lâmpadas LED.

A Comunidade Quilombola recebeu treinamento e participou das etapas de fabricação e instalação. As ações foram estendidas às crianças, com as atividades que despertaram interesse às ações de sustentabilidade. De acordo com a ONG, a iniciativa beneficiou 600 pessoas da região.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo