Goiás recebe nesta terça Prêmio Lúcio Costa na área de habitação

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação recebe hoje (13/10), às 20 horas o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2015. O governador Marconi Perillo estará presente na solenidade. A Agehab, responsável pelas políticas habitacionais do Governo de Goiás, foi uma das três agraciadas no certame nacional, que reconheceu o exemplo de política pública do programa de regularização fundiária goiano, o Casa Legal – Sua Escritura na Mão. A premiação ocorrerá na abertura do 3º Seminário Internacional de Mobilidade e Transportes, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

A escolha da Agehab, que venceu na categoria Habitação, foi feita pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, que acatou por unanimidade a indicação do nome da Agência pelo deputado federal Marcos Abrão. As outras duas entidades que tiveram as indicações aprovadas foram o Grupo Globo, pelo programa Cidades e Soluções (na categoria Saneamento), do canal Globo News, e a empresa Rio Card, pela implantação do Bilhete Único no Rio de Janeiro (categoria Mobilidade).

Criada neste ano pela Câmara, a honraria será concedida anualmente a três entidades e três personalidades ligadas aos temas Mobilidade, Saneamento e Habitação. Na categoria personalidades, foram escolhidos o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner; e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. De acordo com o presidente da Comissão, deputado Julio Lopes, o objetivo da premiação é reconhecer as iniciativas que buscam a melhoria da vida dos cidadãos no que diz respeito ao dia-a-dia das cidades.

Reconhecimento

Para Luiz Stival, o Prêmio Lúcio Costa é justamente um reconhecimento e um incentivo a mais à Agência, que “trabalha incansavelmente para promover a regularização fundiária nos bairros implantados em áreas de domínio do Estado”, frisa ele. “O mérito da conquista é também dos colaboradores da Agência e da população atendida, que acreditou no trabalho da Agehab e já usufrui dos benefícios de viver em bairros legalizados e fortalecidos, com segurança e cidadania”, ressalta.

Para o deputado federal Marcos Abrão, membro da CDU e que presidiu a Agehab de 2011 a 2013, a Agência é referência no Brasil pela execução dos programas habitacionais e de projetos como o Casa Legal, que instituiu política de Estado para legalizar bairros e escriturar imóveis. Ele lembra que em menos de cinco anos de criação do Casa Legal, o programa goiano legalizou dezenas de bairros e já concedeu escrituras a mais de 14 mil famílias. Outros 30 mil imóveis estão em processo de regularização, totalizando mais de 44 mil em todo o Estado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo