Goiás realizará em outubro a 3ª Conferência Estadual da Juventude

A 3ª Conferência Estadual da Juventude será realizada nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, em Goiânia, com o tema: As várias formas de mudar Goiás e o Brasil. Trata-se de um espaço para debates, discussões, análises e elaboração de propostas do que querem as juventudes goianas para Goiás e o Brasil. O objetivo central é criar as diretrizes para a elaboração do Estatuto da Juventude do Estado de Goiás.

A realização da 3ª Conferência Estadual da Juventude e das etapas regionais é uma parceria inédita da Secretaria de Estado de Governo (Segov), através da Superintendência da Juventude do Estado de Goiás (Sujuv) e do Conselho Estadual da Juventude (Conjuve); com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), através da Superintendência do Ensino Médio, Superintendência de Desporto Educacional e das 40 Subsecretarias de Educação do Estado, com o apoio de outros parceiros do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Etapas regionais

A primeira rodada das etapas regionais da 3ª Conferência Estadual da Juventude (Confejuv) foi realizada no sábado (15/8) em sete cidades pólos, incluindo Goiânia, que representam 47 municípios goianos, totalizando 1.455 participantes. As próximas rodadas serão realizadas nos dias 22 e 29 de agosto. Nelas serão eleitos os delegados (representantes regionais que terão direito a voto na etapa estadual da 3ª Conferência da Juventude.

“É importante frisar que serão mais de 10 mil jovens contribuindo de forma decisiva para o futuro das próximas gerações e do seu próprio futuro. São políticas concretas que transformarão a realidade dos jovens”, frisa o superintendente da Juventude da Secretaria de Governo, Leonardo Felipe. Na ocasião, o Estatuto da Juventude de Goiás foi apresentado na forma de palestras e rodas de conversa com jovens. A participação em todas as etapas da 3ª Conferência é aberta para o público, porém só tem direito a voto os participantes que estiverem inscritos no site (www.juventude.go.gov.br).

A etapa regional da Conferência Estadual de Juventude, realizada em Goiânia, contou com a presença de 200 jovens de todas as regiões da cidade, que durante o período da manhã falaram sobre a criatividade de vivências da juventude, bem como formas inovadoras de garantir direitos. “O resultado foi muito positivo. Nós tivemos jovens discutindo políticas de juventude, a ampliação de direitos e, principalmente, debatendo propostas para a criação do Estatuto da Juventude no Estado de Goiás, destaca o presidente do Conselho da Juventude de Goiás, Jocelino Laranjeiras.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo