Goiás ocupa 8ª posição no ranking nacional de pessoas conectadas à internet

O Estado de Goiás já ocupa a 8ª posição no ranking nacional da conectividade e a previsão é chegar ao 7º lugar este ano e ao 6º em 2018. Este salto em tecnologia será possível com as decisões tomadas hoje (4/5) pelo governador Marconi Perillo com os secretários de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, e com o de Desenvolvimento Econômico, Francisco Pontes, além do presidente da Goiás Telecom, Júlio Vaz, durante reunião para discutir as ações da SED dentro do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), coordenado pela Segplan.

O governador determinou que, ainda este ano, a Goiás Telecom comece a operar efetivamente, que sejam criadas infovias em todo o Estado, em parceria com a iniciativa privada. E mais, que seja encaminhado à Assembleia Legislativa um projeto de lei instituindo o Produzir Conectado, que vai garantir incentivos às empresas privadas que investirem no setor para garantir mais acesso, com qualidade, à internet pelos goianos.

Estudos do GMCI mostram que, em Goiás 61,8% da população, com mais de 10 anos de idade, já tinham acesso à internet, em 2015. Em 2013 era 55,22% dos goianos. Com esse avanço o Estado pulou da 13ª posição para a 8ª no ranking nacional da conectividade, na frente de Estados como Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Bahia e outros. A meta do Governo é conectar todas as regionais estaduais com as unidades municipais de saúde, educação e segurança pública. E também disponibilizar o acesso à internet aos participantes de eventos culturais por todo o Estado, como as Cavalhadas, o Fica, o Canto da Primavera, a Festa de Muquém e outras.

Também ficou pactuado entre o Governador e os titulares da Segplan e da SED que seja aumentado o número de vagas do ensino profissionalizante e firmados convênios com o Sistema S (ligados às entidades patronais) para também oferecem 2 mil vagas nos cursos técnicos ligados à indústria, comércio, agropecuária, transportes e outros. Com estas medidas o governador Marconi espera alcançar o objetivo de tornar Goiás um dos Estados mais competitivos do Brasil para atrair mais investimentos e garantir melhor qualidade de vida à população.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo