Goiás Mais Competitivo encerra primeira etapa de pacto para Educação

As equipes das secretarias de Gestão e Planejamento (Segplan) e de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) encerraram na quinta (21/7) as visitas pelos municípios do Sudoeste goiano, para apresentação do Desafio “Promover Acesso à Educação Infantil”, do projeto Goiás Parceiro da Educação Infantil, do programa Goiás Mais Competitivo (GMC). As visitas são a primeira etapa da colaboração entre o Estado e municípios, que visam a aumentar a oferta de vagas em creches e pré-escolas e elaborar o pacto para um Goiás Mais Competitivo – Educação Infantil.

A gestora do Desafio da Educação Infantil da Seduce, Gislainy Jorge Mesquita, e a executiva pública da Segplan, Vânia de Carvalho Marçal Bareicha, visitaram as regionais e apresentaram o programa para Prefeitos, equipes técnicas, secretários municipais e subsecretarias regionais de Educação dos 52 municípios com os maiores déficits de vagas. “O Desafio depende da adesão dos municípios, e com a parceria podemos construir uma rede de apoio estruturada para ampliar a oferta de vagas e atuar na gestão das redes, consolidando uma educação pública de qualidade”, afirma Gislainy.

Colaboração

Foram 11 encontros nas regionais de Goiânia, Novo Gama, Águas Lindas, Luziânia, Formosa, Pires do Rio, Inhumas, Caçu, Anápolis, Itumbiara e Uruaçu. Nas ocasiões, os municípios se comprometeram a colaborar respondendo o questionário da Educação Infantil, que deverá ser entregue até o dia 1º de agosto e será a base para a construção do Diagnóstico Situacional da Educação Infantil em Goiás, uma das entregas do Projeto “Goiás Parceiro da Educação Infantil”.

A proposta é que, em janeiro de 2017, o governador Marconi Perillo pactue com os novos prefeitos um portfólio de projetos que será construído a partir deste diagnóstico situacional. A formação de um regime de colaboração entre os entes públicos, visando a implementar as ações do GMC, se deve à necessidade dessa parceria para garantir o acesso à educação infantil para as crianças goianas.

Vânia de Carvalho Marçal Bareicha, responsável por este Desafio do GMC, ressalta que “o projeto busca a aproximação com os municípios, rompe barreiras de governabilidade, intensifica a percepção acerca das fragilidades municipais e desperta a necessidade de formular estratégias conjuntas que unam esforços dos entes públicos e garantam um direito básico de toda criança goiana, o direito à educação com qualidade e equidade”.

A Segplan oferece apoio técnico e articulação em todas as etapas deste projeto, por meio da Central de Resultados, e a equipe técnica da educação infantil da Seduce faz o monitoramento do preenchimento do questionário pelos municípios e dá suporte para informações e dúvidas que surgirem durante o processo. O programa Goiás Mais Competitivo se divide em três eixos: qualidade de vida, competitividade econômica e gestão pública eficiente, e busca posicionar o Estado entre os mais competitivos do Brasil.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo