Goiás é o estado com o menor índice de perdas de água no País

A redução do índice de perdas na distribuição de água é uma das prioridades da Saneago. Esse trabalho integrado tem trazido resultados positivos para a companhia, conforme atesta o novo “Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos”, divulgado no dia 30 de janeiro, no qual Goiás figura como o estado brasileiro com o menor índice de perdas na distribuição, com 30,08%.

O relatório é divulgado anualmente pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, órgão ligado ao Ministério das Cidades, com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o Snis. De acordo com o novo diagnóstico, referente ao ano de 2015, a média nacional foi de 36,70% para o índice de água perdida na distribuição, ou seja, da estação de tratamento até o hidrômetro dos consumidores.

Essas perdas são ocasionadas, entre outros motivos, por vazamentos visíveis e não visíveis, pressões altas nas redes, problemas na operação dos sistemas, ligações clandestinas, irregularidades na medição de água, submedição dos hidrômetros e ausência de programa de monitoramento de perdas.

De acordo com a Superintendência de Tecnologia Operacional e Meio Ambiente (Sutom), a Saneago tem investido em várias frentes de trabalho voltadas para o combate às perdas, tais como automação de todas as cidades operadas pela companhia, utilização de ferramentas de controle, pesquisa de vazamentos não visíveis, gestão da micro e macromedição, do cadastro técnico, das pressões na rede de distribuição, setorização das redes, distritos de medição e controle, gestão da mínima noturna, da qualidade do material, comercial e de ativos, e, principalmente, comprometimento das equipes locais para alcançar o objetivo de combater as perdas de água.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo