Goiás é o 8º Estado mais transparente do Brasil, aponta ranking da CGU

O Estado de Goiás é o 8º Estado mais transparente do Brasil, conforme ranking divulgado hoje (15/5) pela Controladoria Geral da União (CGU), que elaborou a metodologia denominada Escala Brasil Transparente, em comemoração aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação. Na escala de zero a dez, Goiás alcançou a nota 8,89, mesma pontuação obtida pelo Distrito Federal. O ranking refere-se ao exercício de 2014.

No total foram analisados 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas as capitais, bem como os 26 Estados e o Distrito Federal. Todos os entes avaliados receberam nota de zero a dez pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso à Informação e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão. A idéia da CGU é estimular a reflexão e propor avanços no cenário de transparência em todo o Brasil.

Resultados

Dentre os 26 Estados e DF, Goiás só foi superado por Ceará e São Paulo (que obtiveram nota máxima), seguidos de Paraná, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com o resultado da Escala Brasil Transparente, a CGU visa aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar o acompanhamento das ações realizadas por Estados e municípios.

Entre os municípios, Apiúna (SC) e São Paulo (SP) receberam nota dez. Contudo, 63% dos municípios avaliados tiraram nota zero e cerca de 23%, entre um e dois pontos. No caso das capitais, as administrações mais transparentes foram São Paulo, Curitiba e Brasília.A próxima avaliação deverá ser realizada no segundo semestre deste ano, já considerando dados de 2015. A proposta é ampliar a amostra e também permitir a inscrição para os municípios que queiram ser avaliados pela CGU.

O diferencial da metodologia criada pela CGU é a verificação da efetividade da Lei de Acesso à Informação, pois foram feitas solicitações reais de acesso à informação em diversas áreas de governo, a fim de verificar o desempenho e o cumprimento das normais legais. Foram incluídas na amostragem, além de várias cidades com até 50 mil habitantes, todas as capitais e todos os Estados, bem como o Distrito Federal.

CGU Mapa

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo