Goiás aposta no futuro sem perder sua história, diz Marconi ao lançar Circuito das Cavalhadas

O governador Marconi Perillo lançou hoje (31/5), embaixo das tradicionais jabuticabeiras do Palácio das Esmeraldas, o Circuito das Cavalhadas de Goiás, que na prática cria um calendário oficial para as celebrações das disputas entre mouros e cristãos em 13 municípios do Estado. Como forma de incentivar e valorizar as manifestações culturais do Estado, o governador anunciou a criação do Cartão do Cavaleiro, que se destina a ajudar os participantes das Cavalhadas na aquisição dos materiais para confecção das roupas. Muitos deles reclamam de dificuldades na aquisição dos materiais para confecção das fantasias. Para garantir o benefício, o Governo de Goiás deve enviar projeto de lei para votação da Assembleia Legislativa.

Participantes das cavalhadas de vários municípios – Santa Cruz, Pirenópolis, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Corumbá, Santa Terezinha, São Francisco – participaram do lançamento do Circuito das Cavalhadas, vestidos a caráter. Um grupo cavaleiros mirins de Corumbá, acompanhados pela Banda 13 de Maio, a mais antiga de Goiás, fez uma apresentação especial em homenagem ao governador e à primeira-dama Valéria Perillo, que nasceu em Pirenópolis, cidade onde a tradição cultural das Cavalhadas passa de geração a geração há quase 200 anos. Treze municípios integram o Circuito das Cavalhadas. Este ano, 12 estão participando: Posse, Santa Cruz, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras, Hidrolina, São Francisco, Santa Terezinha, Corumbá, Pilar, Luziânia e Niquelândia

“Nasci e cresci vendo as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás e elas fazem parte da minha identidade cultural”, disse Marconi, ao destacar que trata-se de uma celebração de laços de paz entre as pessoas. “Nas Cavalhadas, o professor universitário e o agricultor celebram juntos”, ressaltou Marconi, ao enfatizar o clima de fraternidade entre as pessoas, uma vez que é acima de tudo uma manifestação de fé das pessoas. Segundo ele, “Goiás caminha para o futuro sem perder os laços com a sua história”.

O vice-governador José Eliton parabenizou Marconi pela ideia de criar o Cartão do Cavaleiro, que valoriza aqueles que ajudam na manutenção da tradição, que é um “patrimônio imaterial” de Goiás. Valéria Perillo disse ter o maior orgulho de participar das Cavalhadas, símbolo maior das tradições de Goiás. Para o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, as Cavalhadas se inserem no contexto de Goiás “e suas experiências inesquecíveis”. Além de ser uma tradição, fortalece o turismo cultural no Estado. Na avaliação da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, as Cavalhadas fortalecem a identidade cultural dos goianos e cria um sentimento de orgulho de sua herança.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo