Goiânia registra menor número de homicídios em quatro anos

O número de homicídios dolosos em Goiânia atingiu o menor patamar para novembro nos últimos quatro anos. Com 39 casos, conforme o Observatório de Segurança, o mês ficou abaixo dos dados de 2012, 2013 e 2014. Dessa forma, o acumulado de 2015 registra queda de 14,2%, ou 83 casos a menos, no registro de homicídios na capital, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O número de novembro também é o menor do ano e o melhor desde fevereiro do ano passado – ou seja, é o menor indicador de homicídios dolosos da capital nos últimos 20 meses. Outro dado significativo do Observatório de Segurança é que, durante novembro, Goiânia teve oito dias não consecutivos sem nenhum caso de homicídio doloso.

Desde janeiro, a capital teve 501 casos. No mesmo período do ano passado, foram 584. A queda de 14% no número absoluto nesse intervalo de tempo representa um recuo de 15,3% na taxa por 100 mil habitantes – metodologia utilizada internacionalmente para análise de indicadores de criminalidade e violência.

No comparativo mês a mês, observa-se que, em oito dos 11 meses de 2015 tiveram menos casos que o mês respectivo de 2014. Em setembro, houve o mesmo número. Em apenas dois meses houve aumento. A análise demonstra, ainda, que é o segundo mês consecutivo com queda no indicador – em relação a outubro, o decréscimo foi de 13,3%.

A queda nos indicadores de homicídio ocorreu em quase toda a capital no decorrer do ano. Segundo o Observatório de Segurança, das sete Áreas Integradas de Segurança Pública de Goiânia, houve recuo em seis delas.

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Joaquim Mesquita avalia que os números de Goiânia refletem o trabalho integrado entre as forças policiais e o foco prioritário no combate aos crimes contra a vida. Restando apenas um mês para o término do ano, Mesquita acredita que os dados consolidados até aqui apontam para uma redução importante desse indicador em 2015.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo