Goiânia Mostra Curtas leva mais de 80 filmes ao Teatro Goiânia

A 16ª edição da Goiânia Mostra Curtas, festival nacional de cinema em curta-metragem começa hoje (4/10) e segue até o dia 9 no Teatro Goiânia, com a exibição de 81 filmes. Durante seis dias, o público pode conferir, gratuitamente, produções audiovisuais de 14 Estados brasileiros, com diversos gêneros e formatos. A abertura do evento será às 20 horas, com pocket show de Jards Macalé. Além das atrações da noite o evento traz ainda homenagem ao ator Irandhir Santos, com a exibição da obra Décimo Segundo, dirigida por Leonardo Lacca, que conta com atuação do premiado artista pernambucano.

Também no primeiro dia do festival será celebrado, in memorian, o cineasta, ator e roteirista Zózimo Bulbul, com a exibição da sua obra Alma no Olho (1973). O filme integra a Curta Mostra Especial, que neste ano leva a temática Cinema Negro Brasil Contemporâneo. O Goiânia Mostra Curtas é promovido pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente, Icumam, e tem patrocínio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes e do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Diversificação

A programação do evento se divide em cinco mostras, a maior, a Curta Mostra Brasil, conta com 44 filmes de 14 Estados. Entre a seleção, que apresenta um panorama atual da produção nacional em curta-metragem, há duas obras goianasE o Galo Cantou, dirigida por Daniel Calil, e A Militante, de Pedro Novaes. A curadoria é assinada pela diretora do festival, Maria Abdalla, com exceção dos filmes representantes de Goiás.

Visando valorizar a produção que surge distante das capitais, a Curta Mostra Municípios traz oito representantes de cidades como Cachoeira, na Bahia, e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, selecionados pelo curador Fabrício Cordeiro.  O festival também abre espaço para 14 filmes genuinamente goianos: a Curta Mostra Goiás que tem como objetivo apresentar a produção local em franco crescimento, sob seleção de Humberto Neiva.

Para o público infantil, haverá a Mostrinha, composta por seis filmes de quatro Estados diferentes, com intuito de promover diversão e educação na sala de cinema, sob a coordenação da curadora Geórgia Cynara. Já a Mostra Especial, diferente das demais, não é competitiva. Nesse espaço, serão apresentados 15 filmes convidados, cuja lista será divulgada em breve, com curadoria de Flávia Cândida.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo