Fórum de combate à corrupção faz primeira reunião do ano

O superintendente de Transparência da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), Diego Ramalho, representou o órgão na reunião do Fórum Goiano de Combate à Corrupção (Focco-GO), realizada na sede do Ministério Público de Goiás nesta sexta-feira (15/2). Foi o primeiro encontro do Focco este ano e também o primeiro do qual participou um dirigente da nova administração da CGE. Diego informou aos integrantes dos demais órgãos que o controlador-geral, Henrique Ziller, estava em viagem e que faz questão de participar das próximas reuniões, conhecedor que é da importância do trabalho desenvolvido por esse fórum. 

O Focco-GO tem o objetivo de estabelecer parcerias estratégicas e articuladas entre entidades públicas e privadas, bem como contribuir para o fortalecimento do controle social, como forma de atuação preventiva no combate à corrupção, utilizando-se instrumentos de conscientização, estímulo e colaboração da sociedade civil.

Entre os assuntos da pauta, foram realizadas apresentações e propostas para o fortalecimento das áreas de Controle Interno nos municípios goianos, tendo em vista que praticamente nenhum conta com controladoria estruturada ou mesmo implantada. Também foi apresentado pelo Crea-GO um sistema informatizado adquirido pelo Conselho que tem a capacidade de fazer o acompanhamento das obras públicas de engenharia em todo o Estado, com base de dados que pode ser compartilhada com os órgãos de controle por meio de parcerias, o que já ocorre com a CGE desde 2018.

Outro tema da pauta foi a possibilidade de se realizar no final de março uma capacitação para integrantes dos órgãos que compõem o Focco, com o curso do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), ferramenta fundamental ao combate do fluxo financeiro das organizações criminosas. Os órgãos avaliarão a capacidade de infraestrutura e do número de participantes de cada instituição para buscar sua realização. Ficou definido que a próxima reunião será em 12 de abril, no Tribunal de Contas do Estado.

Integrantes
Entre as instituições que integram o Focco-GO estão a Advocacia Geral da União (AGU), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Controladoria-Geral do Município de Goiânia, Controladoria Regional da União no Estado de Goiás (CGU/GO), Delegacia da Receita Federal do Brasil e Departamento da Polícia Federal em Goiás. Ainda, Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Ministério Público do Trabalho em Goiás, Ministério Público Federal em Goiás, Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Ministério Público junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, Procuradoria Federal em Goiás, Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, Procuradoria-Geral do Município de Goiânia e Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Reunião Focco 2 fev 19

 

Reunião Focco fev 19

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo