Filipinos manifestam interesse em investir em Goiás

O superintendente executivo de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), William O’Dwyer, recebeu delegação das Filipinas interessada em ampliar parcerias com o Estado de Goiás em encontro realizado em Anápolis. Os filipinos demonstraram especial interesse na área de gemas e minérios de Goiás e consideram que é possível criar uma parceria para exploração nessa área. De acordo com os representantes, um dos objetivos é investir na fabricação de joias.

Segundo William O’Dwyer, durante reunião de trabalho foi discutida ainda a possibilidade de realização de uma missão comercial para aquele país, a ocorrer preferencialmente entre os meses de abril e maio de 2016, para que sejam estreitados laços e abertas novas oportunidades de negócios. Além de explicação sobre o interesse do país em ampliar relações com o Etado, a comitiva ressaltou a importância de Goiás participar da próxima reunião de um Business Fórum, que deve acontecer ainda em janeiro. Na oportunidade o embaixador das Filipinas no Brasil, Jose Dela Rosa Burgos, se comprometeu a confirmar datas e formalizar o convite junto ao governo goiano.

Inova Goiás

À comitiva filipina foi apresentado o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia – Inova Goiás, conjunto de ações coordenadas pela SED, e que têm, entre vários objetivos, o aumento da competitividade do Estado de Goiás. Aos representantes daquele país também foi relatado o quanto o programa tem contribuído com o desenvolvimento do Estado por meio da inovação e, devido ao interesse demonstrado, foi discutida a possibilidade de realização de um Roadshow para empresários Filipinos, de forma a mostrar as potencialidades do Estado e identificar as melhores formas de contribuição mútua.

Ainda no encontro, os integrantes da comitiva fizeram questão de frisar a importância que enxergam em Goiás e o quanto o estreitamento de relações seria benéfico para os envolvidos. Ressaltaram ainda a política estadual para abertura de novas oportunidades comerciais em comércio exterior, identificando o posicionamento do Governo de Goiás, bem como sua presteza e empenho na facilitação da comunicação entre os países envolvidos.

A economia do país é a 39ª maior do mundo, com um produto interno bruto (PIB) nominal estimado em US$ 289.6 bilhões. Seus principais parceiros comerciais são os Estados Unidos, Japão, China, Singapura, Coreia do Sul, Países Baixos, Hong Kong, Alemanha, Taiwan e Tailândia. As exportações primárias do país incluem semicondutores e produtos eletrônicos, equipamentos de transporte, vestuário, produtos de cobre, produtos de petróleo, óleo de coco e frutas. As principais importações são em circuitos integrados, petróleo, carros e cereais. Até novembro de 2015, as exportações do Brasil para Filipinas totalizaram cerca de US$ 626 milhões.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo