Fapeg prepara comemoração do centenário da Academia Brasileira de Ciências

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) recebeu na quinta-feira (18/2) representantes de universidades, instituições de pesquisa e dos governos federal e estadual, além de outras entidades ligadas ao setor do agronegócio e da agroindústria, para discutir a preparação de um evento em Goiás em comemoração ao centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Os 100 anos da entidade serão celebrados em diversos eventos-satélite organizados por todo o Brasil.

Proposto pela Seccional Minas-Centro-Oeste da ABC, sob coordenação dos membros da entidade Evaldo Vilela e Mauro Teixeira, Goiás tratará, como tema, da contribuição da ciência para a segurança alimentar. O evento será realizado pela Fapeg, com o apoio do Governo do Estado e as Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Distrito Federal (FAPDF), Mato Grosso (Fapemat) e Mato Grosso do Sul (Fundect).

Previsto para ser realizado nos dias 18 e 19 de abril, o evento aproveitará do papel de destaque que a região Centro-Oeste do Brasil ocupa na produção de alimentos no País para apresentar e debater questões relacionadas à contribuição da pesquisa científica e tecnológica que colocou o Brasil na condição atual de grande produtor de alimentos e que tem pela frente o desafio da sustentabilidade na era pós-acordo de Paris (COP 21), continuando a contribuir decididamente para a segurança alimentar global.

De acordo com a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, a expectativa ao se realizar um evento dessa dimensão é ampliar as parcerias entre o setor científico e o setor agroindustrial e qualificar o debate trazendo demandas do setor que são importantes para o País. “Trazer esse debate, relacionado ao agronegócio e ao setor agroindustrial, para Goiás foi extremamente relevante pela força do nosso Estado nessa área e esperamos, ao final do evento, apresentar a Carta de Goiânia pela Agricultura, com as principais conclusões do evento”, destaca.

Para o diretor Científico da Fapeg, Albenones José de Mesquita, a contribuição reforça ainda as perspectivas para dar sequência no trabalho já desenvolvido na área, especialmente quanto à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. “É um evento de altíssimo nível que deverá envolver as instituições parceiras para nos orientar por onde seguir em pesquisa e fazer com que esse conhecimento chegue ao setor industrial e à sociedade”, complementa.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo