Estudantes recebem prêmios por redações sobre combate à corrupção

Onze colégios de Goiânia e cidades do interior participaram na quarta-feira (9/12) da entrega de prêmios aos alunos vencedores do concurso de Desenho e Redação: Pequenas Corruções – Diga não! – etapa Goiás. Realizada no auditório do Ministério Público Estadual, a solenidade reuniu integrantes da Controladoria Geral da União, MP estadual, Grupo Estadual de Educação Fiscal, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), além de alunos, pais e professores dos estabelecimentos de ensino premiados. O chefe de Gabinete da Sefaz, Sérgio Inácio de Oliveira representou a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão.

As escolas que desenvolveram trabalhos de Educação Fiscal e enviaram para concorrer ao prêmio nacional de Educação Fiscal 2015, da Febrafite, foram homenageadas. O evento comemora hoje (9/12) o Dia Internacional Contra a Corrupção, ocasião em que são realizadas ações com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os prejuízos que a corrupção causa ao pais. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de estimular os países-membros a implementarem iniciativas que fortaleçam o enfrentamento à corrupção.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Simone Disconsi de Sá Campos, destacou que as ações visando o combate à corrupção têm como principal finalidade formar um novo cidadão, consciente sobre a importância de se combater a corrupção e, assim, ter um país melhor. Valmir Gomes Dias, chefe da Controladoria Regional da União em Goiás, lembrou que juntamente com o Grupo Estadual de Educação Fiscal, da Sefaz, foi possível formar uma parceria capaz de combater o mal da corrupção no Estado.

Momento propício

O procurador-Geral de Justiça Lauro Machado Nogueira frisou: “todos aqui estamos voltados para o combate à corrupção, prática que se tornou em grande problema para o país”, concluiu acrescentando que ao contrário de décadas passadas, o jovem de hoje dispõe de instrumentos fortes como, uma imprensa livre e instituições sólidas, capazes de combater a corrupção. “Este é o momento de passar o país a limpo”, observou Lauro Machado.

O Coordenador do Grupo de Educação Fiscal em Goiás, auditor fiscal, José Humberto Correa de Miranda, assinalou que o combate à corrupção exige esforços de todos. “Não trabalhamos sozinhos para combater a corrupção. Daí o apoio importante das escolas”, lembrou o coordenador. Para José Humberto o programa de Educação Fiscal é um a grande realização, pois forma cidadãos conscientes de suas responsabilidades sobre o uso correto dos recursos públicos.

Representando os vencedores, as premiadas com 1º lugar na “categoria redação”, nos âmbitos nacional e regional, Ana Clara Serra Chater e Vitória Aires Barbosa de Andrade Borba, leram suas redações para o público. Além delas, foram premiados na categoria: Isabela Assis Duarte, Carolina Mendes de Paula, Leonardo Fernandes Cordeiro, Bianca Ferreira de Souza, Lorrany Soares Batista e Felipe Ferreira Oliveira. Na “categoria desenho”, venceram Gabriele Luiza Nunes de Medeiros, Camile Vitória Pinto, Frederico Augusto Flores de Oliveira, Hugo Vinicius Tavares e Gabrielle Nery de Souza Oliveira.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo