Escolas fazem mobilização contra a dengue

Esta sexta-feira (19/2) foi escolhida para dar início à campanha de Mobilização Nacional da Educação contra o Aedes aegypti. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, esteve em Goiânia para promover a abertura oficial, que ocorreu às 8h30 na Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves, no Residencial Barravento. Na ocasião foi lançado o Comitê da Educação Goiana contra o Aedes. Às 10 horas, a comitiva de autoridades seguiu para o Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, no Setor Mansões Paraíso.

Além de buscar a mudança de atitude com a promoção de ações educativas, a iniciativa tem o objetivo de intensificar o controle e a prevenção de criadouros do mosquito com vistorias e recolhimento de materiais que possam acumular água parada nas dependências e proximidades das unidades das redes municipal, estadual e federal de Educação.

A mobilização envolve a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A proposta tem ainda a colaboração da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que disponibilizou material educativo audiovisual e gráfico, em produção, além de luvas para o trabalho dos estudantes. Já a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) vai realizar a coleta e destinação dos recicláveis distribuídos pela cidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuirá kits informativos.

Em carta aos estudantes, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu o envolvimento de todos. “Faça da sua escola, e da sua casa, um território livre do mosquito. Desenvolva, junto com seus familiares, amigos e colegas, ações de combate ao mosquito. Com a união de todos, vamos conseguir vencer esse grande desafio”, conclamou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo