Empresa investe R$ 50 mi em indústria para fabricar tratores a partir de 2018

Os investimentos continuam chegando a Goiás. A empresa brasileira FMB (Grupo Meimberg), focada no segmento de máquinas e equipamentos, instalou uma indústria de tratores no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Com 20 mil metros quadrados de área construída, numa área total de 60 mil metros quadrados, o local será utilizado para revenda do maquinário a partir de abril, sendo a primeira etapa. Para a segunda, a meta é iniciar a fabricação em 2018, com capacidade para produzir até 200 unidades por mês e atender todo o País. Até agora, os investimentos alcançam R$ 50 milhões e estima-se a geração de 250 empregos diretos.

O projeto foi apresentado recentemente ao governador Marconi Perillo, pelo CEO da FMB, Edson Casagrande, que aproveitou para formalizar convite para o lançamento oficial dos tratores Farmtrac no dia 3 de abril, na 16ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde. O governador ressaltou a importância econômica da chegada de mais uma fábrica em Goiás e agradeceu o convite. “Desejamos que a FMB seja um grande sucesso. Com foco no trabalho, vocês poderão exportar as máquinas para qualquer lugar do mundo”, disse Marconi.

Dados do setor de maquinário agrícola reforçam as boas expectativas nesta fatia de mercado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), apesar das quedas em 2016, a expectativa é de pelo menos 5% de crescimento nas vendas de máquinas neste ano. “Nosso objetivo é começar a importar e vender uma média de 50 tratores ao mês e com a nacionalização triplicar o número, garantindo uma saída de 150 a 200 máquinas da fábrica”, revela o diretor comercial da FMB, Luciano Petroski. A escolha de Anápolis para instalação da fábrica foi estratégica pela facilidade de escoamento da produção. “Optamos pelo Daia por ser tratar de um grande centro logístico”, explica Luciano.

No próximo ano, as máquinas que serão produzidas utilizarão apenas o trem de força importado, ampliando a linha de produtos. Também faz parte desta etapa a diversificação do portfólio com a disponibilidade de tratores de pequeno porte, a partir de 22 cv, para atender culturas de frutas, café e cana de açúcar, e também a opção de máquinas até 120 cv. Todo esse planejamento deve ser concluído com mais de dez modelos de máquinas disponíveis no mercado brasileiro. A Farmtrac está presente em 62 países e alcançou a liderança do segmento na Polônia em 2016, onde possui unidade fabril. A empresa chega ao Brasil em 2017 como parte de seu plano de expansão global.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo