Empreendedorismo, inovação e produtividade no setor público são debatidos em evento

A inovação, a produtividade e o engajamento no setor público foram os temas abordados na quinta-feira (17/11) na Escola de Governo Henrique Santillo. Durante todo o dia, servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como de órgãos estaduais e federais, participaram do GovLab Experience, quando foram apresentados casos de empreendedorismo, simulações de problemas, tendências tecnológicas e de comportamentos que alteram positivamente seus trabalhos e, ainda mais, os produtos entregues por eles à sociedade.

Realizado pelo EloGroup, em parceria com a secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), o dia foi dividido em dois momentos. Pela manhã, foram destacadas as características, conceitos e casos de empreendedorismo no serviço público. À tarde, os servidores participaram de laboratórios com os temas inovação, digital, engajamento, agilidade e produtividade, com abordagem mais prática, em forma de dinâmicas em grupo. A Central de Resultados, responsável por organizar o evento, procurou o GovLab a fim de despertar no servidor público a inovação e tira-lo do seu local de trabalho e mostrar o que está acontecendo de novo em outros.

Engajamento

Juliana de Carvalho Cardoso, coordenadora da Divisão de Perícias Externas da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSAP), disse que gosta de participar das iniciativas da Segplan por considera-las diferenciadas. Ela assumiu há 15 dias o cargo e está na fase de diagnósticos e afirma que, durante a dinâmica, teve “ideias que valeram o dia que passamos aqui”.

A afirmação é corroborada por Marcus Vinícius Branquinho, que já tinha experiência anterior com a EloGroup e teve ideias para aplicar na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), órgão para o qual está cedido. Paulo Henrique Faleiro, executivo público do Goiás Mais Competitivo (GMC), afirmou que, dos últimos eventos que participou, esse foi o que teve a abordagem mais prática. Uma desvantagem apontada por vários participantes foi o tempo do evento. “Em algum momento eu vou usar as ferramentas que vimos aqui e, agora, sei quem procurar, mas o tempo é curto para fazer network”, disse Faleiro.

A consultora da EloGroup Bruna Campedelli, responsável pela iniciativa do GovLab, aponta que o evento é focado no desenvolvimento das competências empreendedoras do servidor, como coragem, preparação e método para se desenvolver e a autorresponsabilização, que é quando os servidores pegam para si a resolução de problemas da sociedade, atuando a partir de seu cargo. “Dentro do setor público é preciso tudo isso para articular com os demais órgãos e gestores mais intensamente que no setor privado, além de atuarem em prol do cidadão”, afirma a consultora.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo