Emater vê avanço na pesquisa agropecuária para pequenos e médios produtores


Um salto na pesquisa contemplando os projetos destinados aos pequenos e médios produtores foi anunciado hoje (1º/9) pelo presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Arraes, ao abrir a 1ª Convenção de Apresentação de Resultados de Projetos de Pesquisa da Emater, no Centro de Treinamento da instituição, no Campus II.

Na ocasião, Arraes anunciou também a disposição da Emater edificar a sua nova sede no Centrer, local onde foi realizada a convenção, e ampliar a rede de laboratórios e transferir sua unidade de Senador Canedo, na Grande Goiânia, para o município de Araçu, microrregião de Anápolis. Na prática, a nova diretoria pretende instalar um centro de inovação rural. Para a iniciativa, considerada arrojada, o governador Marconi Perillo prometeu inteiro apoio, durante encontro estabelecido com o presidente da Emater, na última sexta-feira.

Reinvenção da Emater

“Na verdade, o governador do Estado concorda que se adote um novo modelo de administração rural”, anunciou Pedro Arraes aos pesquisadores das unidades da instituição. A ideia é que os resultados das pesquisas agropecuárias postas em prática cheguem aos pequenos e médios produtores. “Os agricultores e pecuaristas goianos esperam criemos condições para a rentabilidade de suas atividades e em consequência melhor bem-estar de sua família”, observou Arraes. Mas, para tal avanço, Arraes vê a necessidade de “reinventar” a Emater, fugir do atual padrão para poder oferecer muito mais aos produtores.

O estabelecimento de convênios está previsto nessa nova ordem. A proposta é firmar parcerias com múltiplas instituições do segmento. Entre elas, a Embrapa, Fapeg, Finep, Aeago, universidades, Banco Mundial, Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento ), e outros canais disponíveis. Hoje, a instituição mantém convênios com as prefeituras. O presidente reconhece a carência de mais técnicos para maior desempenho da pesquisa, da extensão e da assistência técnica. Um plano de cargos e salários está a caminho, favorecendo inclusive a aposentadoria.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo