Emater e Caramuru firmam parceria na produção de cultivares de soja

O Programa de Validação Participativa, da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), conquistou os representantes da Caramuru Alimentos. Esta semana, o presidente da Emater, Pedro Arraes e a diretora de Pesquisa Agropecuária, Maria José Del Peloso, estiveram reunidos para alinhar a parceria que tem como objetivo, produzir grãos e cultivares de soja convencionais desenvolvidos pela Agência Goiana de Inovação Rural.

O Programa da Emater, elogiado pela equipe da Caramuru, tem como finalidade realizar a validação de cultivares em regiões goianas desenvolvidas em outros estados. Segundo Maria José Del Peloso, alguns dos trabalhos de validação já são realizados em vários municípios goianos., inclusive na região sul que conta com as atividades da Caramuru Alimentos.

Na prática

Segundo a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso, a parceria se concretizará por meio da produção de grãos e cultivares desenvolvidas pela Emater. “A equipe ficou interessada em conhecer o nosso material genético de soja convencional, que são realmente materiais promissores para lançamento”, explicou a diretora.

Ainda de acordo com Maria José, a previsão é que sejam instaladas Unidades Demonstrativas para validar os materiais desenvolvidos pela Agência Goiana de Inovação Rural. “Na safra 2017/2018, a Caramuru conduzirá um ensaio de valor de cultivo em uso de novas linhagens de soja convencional. A partir desse momento, a Emater selecionará um material para concretizar o lançamento da Unidade”, salientou a diretora de Pesquisa Agropecuária.

Um dos trabalhos dessa parceria é com a soja BRSGO 8061. A variedade apresenta dupla aptidão, sendo apropriada tanto para o consumo humano quanto para a confecção de produtos oriundos do esmagamento dos grãos. Segundo o gerente da Caramuru Alimentos, Marcos Antônio Borges de Melo, a Emater fornecerá as sementes e a instituição “comercializará os grãos voltados para a indústria que indiretamente atuará na alimentação humana”, enfatizou Marcos Antônio.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo