Emater e Banco do Povo buscam parceria para liberação de crédito

Pequenos agricultores de Goiás poderão ter acesso a linhas de créditos mais acessíveis a partir de parceria entre o Banco do Povo – programa de microcrédito do Governo de Goiás – com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). A alternativa foi discutida em reunião dos dois órgãos, realizada na segunda-feira (16/1). Também foram discutidas ações que podem proporcionar melhorias nas condições produtivas de agricultores que ainda não integram programas de liberação de financiamento.

Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira Alves, a parceria é positiva, pois se apresenta como uma nova alternativa de obtenção de créditos pelos produtores. “A Emater tem contato com agricultores que ainda encontram grandes dificuldades na hora de conseguir o crédito”, ressaltou. Entre as exigências para obtenção do recurso, o superintendente do Banco do Povo, Danilo Viana Rabelo, enfatizou a necessidade de apenas um avalista, o que reduziria a burocracia para a liberação do crédito.

Ainda segundo o representante do Banco do Povo, o avalista precisaria comprovar apenas a possibilidade de arcar financeiramente com as parcelas referentes ao crédito solicitado. Para Danilo, tal facilidade “auxiliaria aqueles produtores que apresentam um baixo rendimento mas que, ainda sim, necessitam de investimentos em sua produção”.

Conforme o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira, por meio da nova metodologia Rede de Inovação Rural, a Agência atuaria na orientação aos agricultores que solicitarem o financiamento. “Nós podemos capacitar nossos técnicos para que orientem os produtores sobre a utilidade do crédito e como aplicá-lo de forma correta”, enfatizou. Para a concretização da parceria, as entidades devem assinar um termo de cooperação para regulamentar as ações conjuntas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo