Em Riade, Marconi busca investimentos e parcerias no setor de energia

O governador Marconi Perillo deu início nesta quarta-feira (1º/3), em Riade, à segunda etapa da Missão Comercial do Governo de Goiás ao Oriente Médio. O primeiro compromisso da agenda de trabalho do governador e da delegação de autoridades e empresários foi na multinacional de energia ABB, para a prospecção de investimentos e parcerias para transferência de tecnologia. A agenda de trabalho na Arábia Saudita inclui ainda reunião de trabalho do governador e da delegação em dos fundos soberanos do País. Assim como na etapa da missão nos Emirados Árabes, Marconi busca investimentos para setores estratégicos da economia de Goiás, com destaque para logística e infraestrutura.

O governador e a delegação foram recebidos pelo CEO da ABB na Arábia Saudita, Abdullah I. Al Hobayb. A ABB é uma gigante mundial do setor de energia, com negócios em mais de 100 países. A multinacional é pioneira e líder em tecnologia, voltada aos clientes industriais, de concessões, transporte e infraestrutura. A companhia é bastante atuante na promoção da pesquisa e desenvolvimento de produtos para o mercado de energia e tem atualmente mais de US$ 1 bilhão aplicados em inovação tecnológica.

O governador disse que a realização da reunião é uma conquista da gestão do Governo de Goiás na gestão de relações internacionais, já que a Arábia Saudita é um dos países mais fechados do mundo, apesar de seus empresários e investidores estarem dispostos a celebrar parcerias ao redor do mundo. “A decisão da Arábia Saudita de nos receber e nos apresentar para seus empresários e investidores mostra que o País está aberto para as conversações com o Governo de Goiás e com os empreendedores goianos”, disse Marconi.

Intercâmbio

ABB emprega 8 mil cientistas e colabora com 70 universidades em todo o mundo. “Estamos de olho em investimentos e parcerias nessas áreas”, disse Marconi. Assim como nas missões anteriores, a agenda de trabalho do Governo de Goiás no Oriente Médio tem, entre suas prioridades, a celebração de parcerias para intercâmbio de pesquisadores e transferência de tecnologia. Além das universidades, o governo estadual quer enviar para formação no exterior acadêmicos inscritos no Goiás Sem Fronteiras, que será implantado neste ano.

Em Abu Dhabi, Marconi e a delegação goiana detalharam as possibilidades de investimentos durante reuniões de trabalho na Câmara de Comércio Internacional do Emirado, no Masdar Instituto de Ciência e Tecnologia e em dois fundos soberanos de investimentos. Marconi e o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, assinaram protocolo de intenções para a implantação da primeira unidade da Caracal Internacional no Brasil. A produtora de armas leves vai investir 500 milhões de reais na construção da unidade em Goiás, gerando 600 empregos diretos e outros 650 indiretos.

Em Dubai, o governador Marconi Perillo e a delegação goiana estiveram na maior feira de alimentos do Oriente Médio para apresentar as potencialidades do agronegócio de Goiás. O governador também apresentou as potencialidades da economia goiana para investidores de Dubai. A segunda etapa da missão, que começou hoje na Arábia Saudita, prossegue até esta quinta-feira (2/3), quando o governador e delegação serão recebidos pelo príncipe Murquin Bin Abdul Aziz Al Saud, em Riade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo