Em Madrid, Marconi apresenta economia de Goiás e destaca licitação para concessão da Ferrovia Norte-Sul

A licitação para a concessão do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP) foi destaque da explanação do governador Marconi Perillo sobre novas oportunidades de negócios entre o Brasil e a Espanha, durante reunião da delegação da missão comercial goiana com autoridades e investidores na Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) nesta segunda-feira (23/10). Acompanhado do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, Marconi falou sobre a abertura da concorrência, no primeiro semestre de 2018, e afirmou que a Norte-Sul é estratégica para o futuro da economia dos Estados do Brasil Central.

Marconi disse que a licitação para a concessão da Norte-Sul será realizada ainda no primeiro semestre do ano que vem, depois que o governo federal decidiu incluir a ferrovia no pacote de terceirizações na área de infraestrutura, composto ainda por rodovias, portos e aeroportos. O trecho a ser concedido para a iniciativa privada atravessa Goiás, passando por Anápolis e integrando-se ao Porto Seco e ao Aeroporto de Cargas de Anápolis. Jorge Bastos destacou que o leilão será pelo maior valor de outorga e o prazo de concessão, de 30 anos, com possibilidade de renovar por mais 30. A União realiza audiências públicas sobre a concessão.

Mais cedo, o governador Marconi Perillo apresentou para os investidores da Espanha, na CEOE, o projeto do trem de alta velocidade Goiânia-Brasília. Acompanhado de Jorge Bastos, Marconi demonstrou a viabilidade econômica do projeto, destacando que o trem vai atravessar, entre Goiás e o Distrito Federal, uma região formada por 10 milhões de consumidores, com taxas de crescimento acima da média do Brasil.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo