Em lançamento de livro, Marconi reforça compromisso com área cultural

O lançamento do livro “Manifestações Culturais em Goiás – Tradicionais e Populares”, de autoria do presidente da Editora Kelps, Antônio Almeida, na noite de terça-feira (14/7), no Salão Dona Gercina do Palácio das Esmeraldas, foi marcado pela reunião de dezenas de personalidades culturais goianas dos mais variados segmentos culturais de Goiás e pelo reforço de compromisso do governador Marconi Perillo com a área cultural no Estado.

“Nós temos aqui nesta noite o que há de mais forte e consistente na cultura goiana. Na literatura, no folclore, na música, na dança, enfim, todas as mais ricas tradições do nosso Estado estão aqui representadas por grandes nomes”, disse o governador em discurso. Ele agradeceu a presença do público, muitos com residência em municípios distantes da capital, e reafirmou que sempre será sensível às demandas culturais, continuando a atender às necessidades da classe artística do Estado.

Estiveram presentes na solenidade artistas e mestres da cultura popular de várias regiões do Estado, como do violeiro Artur Noronha, o consagrado escritor Gilberto Mendonça Teles e o cartunista Jorge Braga. O lançamento do livro teve apresentação da música Frutos da Terra, de Hamilton Carneiro e Genésio Tocantins, nas vozes de diversos cantores goianos; a presença do contador de causos João Nogueira, de Bela Vista; dos catireiros Os Filhos de Aparecida e as Meninas de Aparecida; do Grupo de Folia de Reis de Cezarina, congadeiros da Irmandade 13 de Maio, de Goiânia; da Folia do Capitão Olídio, do Setor Universitário; de As Pastorinhas, de Pirenópolis, e da Contradança, de Santa Cruz de Goiás.

Durante o evento, houve ainda exposição de telas da artista plástica Cristiane Rezende, retratando o folclore goiano, que presenteou o governador Marconi Perillo com um quadro autoral. “Hoje, estive observando este quadro durante um almoço aqui no Palácio. Ele já estava exposto aqui e eu o admirei e pensei: ‘quero compra-lo. Será que vai ser colocado à venda?’. E agora acabo de ganhá-lo. Parece que adivinharam meu pensamento”, agradeceu, sorridente, o governador.

O livro

Com prefácio do escritor Bariani Ortencio, a obra é dividida em 45 capítulos e focaliza todas as manifestações tradicionais, herdadas dos antepassados goianos, que constituem a chamada memória cultural goiana. O livro possui cunho pedagógico e apresenta, numa linguagem acessível, os saberes, modos de fazer, rituais, celebrações, devoções, festividades, lendas e costumes, produzidos e reproduzidos e recriados, ao longo da história de Goiás.

A nova obra de Antônio Almeida apresenta importante inovação no mercado editorial ao unir o impresso ao universo digital. Este é o primeiro livro, de cunho cultural, editado no Brasil, com o uso da ferramenta digital QR Code em todos os capítulos, um código que permite ao leitor acessar 52 vídeos sobre as mais diversas festividades no Estado, como catira, folia de reis, congadas, Caçada da Rainha, Contradança, encontro de fiandeiras, desfiles de carros de boi, festas de peão e outras.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo