Educação promove Encontro Jovem em Alto Paraíso

Cinema, sarau, apresentações musicais, festa e atividades na Praça da Juventude com sessões de relaxamento e atendimentos à saúde. Atividades culturais variadas vão acontecer de sexta-feira (25/11) a segunda-feira (28), durante o Encontro Jovem de Alto Paraíso (Enjap 2016) a ser realizado pela Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O tema é Construindo a Escola do Bem Viver.

Essa primeira edição será realizada no Educandário Humberto de Campos, Cidade da Fraternidade, na zona rural de Alto Paraíso de Goiás. Ao todo, 130 jovens, da oitava série do ensino fundamental ao ensino médio, serão selecionados para participar do evento e vivenciar experiências diversas, voltadas para o desenvolvimento da criatividade e para a promoção da sustentabilidade. Cinco escolas, públicas municipais e estaduais, além de privadas, do município de Alto Paraíso, enviarão representantes para o encontro.

A programação do Enjap 2016 inclui, ao todo, 20 vivências pedagógicas no âmbito da implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Estado de Goiás. O município de Alto Paraíso foi escolhido para ser piloto do programa e deverá se tornar referência de sustentabilidade no País. O compromisso foi firmado pelo governo estadual, e conta com o apoio técnico da prefeitura local e de organizações da sociedade civil organizada, representadas pela Associação Awaken Love.

Ipe Artes

Ainda dentro do plano de ações da Seduce para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, está prevista a criação do Instituto de Pesquisa e Extensão em Arte, Educação e Sustentabilidade (Ipe Artes). Com sede na cidade de Alto Paraíso, a instituição atenderá, a longo prazo, todo o território da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, que inclui também outros cinco municípios do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O Ipe Artes vai oferecer já no próximo ano, ações de formação inicial e continuada e cursos em diversas modalidades nos eixos: Arte/Educação, Sustentabilidade, Cultura de Paz e Educação para a Diversidade. O objetivo das ações educativas do Instituto é favorecer o protagonismo e autonomia da comunidade local por meio do desenvolvimento da sensibilidade crítico-criativa e do empreendedorismo social. A missão do instituto é transformar o território, por meio de parcerias com diversas instituições atuantes na região, em Cidades Educadoras e Comunidades de Aprendizagem, que possam servir de modelos a serem irradiados para outras localidades.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo