Educação fará chamamento público para OS que vai gerir escolas do Entorno do DF

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce) promoveu mais uma audiência pública para discutir o projeto de gestão compartilhada com Organizações Sociais (OSs) na Região do Entorno do Distrito Federal (DF). A secretária Raquel Teixeira fez detalhada exposição sobre o modelo de gestão compartilhada com OSs. Frisou que, embora o Índice da Educação Básica (Ideb) do Estado de Goiás seja o melhor do País no conjunto das séries, a transformação proposta visa entregar aos alunos da rede estadual uma oportunidade de aprendizado comparável à das melhores unidades de ensino privadas.

O projeto de gestão compartilhada foi planejado pela Seduce após um amplo trabalho de pesquisa. O foco deste trabalho foi desenvolver um modelo que se adequasse às necessidades da rede estadual. Raquel Teixeira destacou que os diretores poderão focar no aspecto pedagógico. “Eles não terão de se preocupar se os canos estão vazando, se a infiltração da parede vai estragar um computador, se a descarga da privada está funcionando. Essa parte vai sair completamente dos ombros dos diretores”.

Melhoria

O contrato desenvolvido pela Seduce estabelece que a OS assumirá o compromisso de melhorar os índices educacionais das unidades nas quais atuar. As dezenas de parâmetros de avaliação, a serem monitorados pela secretaria incluem o Ideb, Avaliação Diagnóstica Amostral (ADA), dentre outros. Alguns dos indicadores serão analisados a cada dois meses. De maneira democrática e transparente, todos os presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, expor opiniões a respeito do projeto piloto. A secretária Raquel Teixeira fez questão de responder a todos os questionamentos levantados na audiência.

A Seduce prepara um chamamento público para seleção da OS que vai gerir 25 escolas do Entorno do Distrito Federal ainda este ano. Serão contempladas 14 escolas ligadas à Macrorregião V, nos municípios de Luziânia, Valparaíso, Novo Gama e Cidade Ocidental; e 11 escolas em Planaltina, Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Água Fria de Goiás e São João da Aliança, que pertencem à Macrorregião VIII. O edital de chamamento será publicado em breve.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo