Educação em Goiás é mostrada como modelo no 4º Fórum do Brasil Central

Os resultados alcançados pela educação em Goiás durante as gestões do governador Marconi Perillo foram apresentados como modelo para o Brasil durante o 4° Fórum de Governadores do Brasil Central, realizado na sexta-feira (2/10) em Campo Grande (MS). O salto da educação estadual goiana no Ideb — da 16ª posição (2009) para a 1ª posição no Ensino Médio (2013) — o Programa de Tutores e o Programa de Trainees foram citados por especialistas como ações a serem seguidas e implantadas pelos demais Estados do Bloco.

Os governadores assinaram acordos de cooperação com o Programa Vetor Brasil e com o Teacher For All para a implantação de iniciativas idênticas em seus Estados, sem custos de contratação. As instituições atuam em consultoria para a implantação de políticas de melhorias na gestão pública de sistemas de ensino. O primeiro programa está em andamento na gestão atual e o segundo foi utilizado no mandato anterior do governador Marconi Perillo.

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, afirmou que todos os Estados devem buscar no Pacto pela Educação, implantado no terceiro mandato de Marconi, as iniciativas para melhorar os índices de ensino em toda a região. O Pacto pela Educação foi coordenado pelo então secretário de Educação, Thiago Peixoto, atualmente titular da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

Reforma do Estado

Em seu pronunciamento durante o 4º Fórum de Governadores do Brasil Central, o governador Marconi Perillo defendeu que os membros do bloco se unam na defesa da proposta de Reforma do Estado feita pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC). Ele afirmou que a crise econômica nacional exige mudanças profundas nos regimes Tributário e da Previdência e no sistema Político.

O governador afirmou que os governadores do Brasil Central — bloco formado por Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia — têm a relevância política e econômica para fazer a proposta de Reforma do Estado deslanchar, criando as condições para a implantação de uma nova agenda de desenvolvimento para o País. “Estou muito entusiasmado com o progresso do Consórcio do Brasil Central. Apesar da crise nacional, os governadores do Brasil Central estão reunidos aqui hoje para falar do futuro”, disse Marconi.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo