Educação e gestão pública de Goiás são destacadas em seminário no MT

O salto de qualidade da rede pública de educação e as soluções na área da gestão administrativa adotadas pelo Governo de Goiás nos mandatos de Marconi Perillo foram tema de palestra, na quarta-feira (26/8), do secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Thiago Peixoto, durante o seminário Mato Grosso – Transformação e Oportunidades, realizado em Cuiabá. O titular da Segplan foi convidado pelo governador matogrossense, Pedro Taques, e pelo empresário Jorge Gerdau, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), para falar a secretários, políticos e empresários matogrossenses das experiências de sucesso em Goiás.

“É muito gratificante notar que somos exemplo e referência para nossos vizinhos”, explicou Thiago. Entre 2011 e 2014, Goiás conquistou a 1ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio e a 2ª colocação no Ensino Fundamental. Thiago Peixoto foi o titular da pasta no período, quando implantou o Pacto Pela Educação, um conjunto de medidas para diminuir a evasão escolar e melhorar o ensino-aprendizagem.

O MBC foi parceiro no chamado Pacto Pela Educação. “Vocês sabem o que significa isso para Goiás? É difícil até mensurar isso”, avaliou Gerdau. Thiago Peixoto falou sobre as ações tomadas à frente da Educação e que deram resultado em pouco tempo. “Melhoramos significativamente o nível da aprendizagem dos alunos. E não inventamos a roda. Apenas aplicamos boas práticas já existentes e que renderam frutos em outros lugares. Com isso, conseguimos ser destaque nacional no Ideb”, explicou Thiago. Para o secretário, o próprio Mato Grosso pode melhorar sua posição no Ideb adotando práticas semelhantes.

“Esse é o desafio de vocês. Essa experiência de Goiás nos motiva, pois mostra que é possível fazer muito com medidas simples e em parceria com a iniciativa privada”, afirmou o Secretário de Assuntos Estratégicos do Mato Grosso, Gustavo de Oliveira. Secretário de Infraestrutura do MT, Marcelo Duarte revelou que várias práticas de Goiás podem ser repetidas no Estado. “Além desse exemplo da educação, também nos chama a atenção a gestão das rodovias em Goiás. Estive lá, pessoalmente e por indicação do governador Pedro Taques, e verifiquei muito do que pode ser feito por nós aqui. O nível da gestão em Goiás é diferenciado”, disse.

Thiago Peixoto fez apresentação das medidas adotadas enquanto foi secretário de Educação, entre 2011 e 2013, e que levou Goiás a se tornar referência em educação pública nacional. “Não inventamos a roda, adotamos ações simples que já tinham sido aplicadas em outros lugares e conseguimos apresentar resultados em curto prazo. Sempre acreditei que é possível ter um salto na aprendizagem dos alunos em muito pouco tempo. E nosso exemplo comprova isso”, disse.

Thiago Peixoto, que é titular da Segplan desde janeiro deste ano, disse que agora o desafio é melhorar a competitividade de Goiás. “A gente pensa que um estado mais competitivo é um lugar com melhores condições de vida para a população, com bons serviços públicos”, disse o secretário. Ele acrescentou que tem desenvolvido, na Segplan, um trabalho focado no estudo dos indicadores para verificar o que precisa ser feito, pelas áreas estratégicas do governo, para melhorar a vida dos goianos (com Comunicação Setorial da Secretaria de Gestão e Planejamento).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo