Detran descentraliza serviços para melhorar atendimento à população

Abertura de processo de CNH, transferência de pontuação e de veículo, solicitação de segunda via de documentos e processos. Desde o início do ano, mais de 60 serviços relacionados a veículos e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser realizados diretamente nas 62 unidades do Vapt Vupt em Goiás. É uma forma de descentralizar e desburocratizar o atendimento da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no Setor Cidade Jardim, em Goiânia, além de  torná-lo mais ágil para a população, diminuindo as filas e o tempo de espera.

Cerca de 2 mil pessoas vão até a sede do Detran diariamente. Boa parte delas não precisa mais ir até lá. Basta procurar a agência do Vapt Vupt mais perto de casa. O presidente do órgão, Manoel Xavier, explica que essas mudanças foram feitas após a consulta de despachantes, Centros de Formação de Condutores (CFCs), entre outros, que apontaram uma série de problemas. Foi feito o programa de treinamento em todas as agências do Vapt Vupt com visitas dos apoios operacionais nas unidades da capital e do interior em ciclos. A ideia é estender esse atendimento também para as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) nas cidades do interior.

“A nossa proposta era estar mais próximo do cidadão. Nós levamos para os Vapt Vupt específicos de Goiânia todos os serviços que eram exclusivos do Detran. Numa etapa seguinte, vamos levar para o aplicativo de celular todos os serviços que podem – por uma questão de segurança -ser feitos on-line”, aposta na tecnologia para aperfeiçoar o atendimento. Apenas alguns procedimentos exigem a ida ao Detran, como por exemplo, quando ocorre a apreensão da CNH decorrente de infração de trânsito.

Vapt Vupt Empresarial

A Unidade Padrão Vapt Vupt do Detran também passou por melhorias com o objetivo de agilizar o atendimento, que foi dividido em duas categorias. Foi criado um espaço exclusivo para o atendimento a pessoas jurídicas, cujo público alvo são empresários, concessionários, frotistas, revendedores, financeiras, despachantes, Centros de Formação de Condutores, credenciados, clínicas, médicos e psicólogos, permissionários, leiloeiros, entre outros. São atendidas cerca de 420 pessoas diariamente.

O presidente Manoel Xavier explica o motivo dessa distinção. “É o atendimento aos segmentos parceiros, que às vezes vêm com uma demanda representando um grande número de pessoas. Eles terão atendimento diferenciado e realizado em um único local sem tomar o lugar da pessoa física. Vamos supor que ele traga dez processos ele vai ter o atendimento do Vapt Vupt Empresarial e não vai ficar emperrando um cliente que tem um atendimento único”.

Há cerca de um mês, alguns serviços realizados na sede do Detran ganharam uma forma de atendimento mais ágil, ou Atendimento Expresso do Detran. Para isso foi realizada uma reforma completa no antigo Balcão de Informações que foi transformado neste novo departamento, com ambiente climatizado, com sala de espera com cadeiras, com seis guichês para atendimento normal e preferencial. Destinado para serviços rápidos que antes os usuários tinham que esperar  na mesma fila que os atendimentos mais complexos.

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